DiversosMulherSaúde

12 tipos de menstruação e o que eles dizem sobre sua saúde

menstruação é a prova de que o ciclo fértil de uma mulher está chegando ao fim.

Além de na maioria dos casos confirmar a inexistência de uma gestação, ela ainda pode mostrar muito sobre a saúde do corpo feminino.

Por isso, é muito importante estar sempre atenta a cada característica do sangue que, normalmente ou não, nos diz muito.

O que é menstruação?

No início do ciclo reprodutivo feminino que dura, em média, 28 dias -, o útero se prepara para receber o óvulo fecundado produzindo o endométrio, um revestimento que fica na parede interna do órgão e é altamente vascularizado e rico em nutrientes.

Caso a fecundação não aconteça, antes de iniciar o próximo ciclo, o corpo, através da suspensão da produção de determinados hormônios, elimina o óvulo anteriormente liberado e, junto com o ele, o endométrio. O resultado é a menstruação.

Como deve ser o sangue da menstruação?

12 tipos de menstruação e o que eles dizem sobre sua saúde 5r

Composição

Fruto do descolamento do endométrio, a menstruação é composta por, além do tecido, que é altamente vascularizado, sangue, muco e secreções vaginais.

Cor

Sua cor varia de acordo com cada fase do período menstrual – entre marrom borra de café, passando por vermelho vivo até chegar em quase vinho.

Cheiro

O sangue em si não tem cheiro forte. No entanto, como ele passa por todo o canal vaginal, se mistura com bactérias e fungos naturais à flora da região e, dessa forma, começa a envelhecer.

Por isso, a menstruação tem um cheiro específico – que para as pessoas com o olfato mais sensível pode ser forte.

Mas ele não é fétido ou desagradável, apenas característico. Em casos anormais, é importante procurar um médico para investigar possíveis infecções.

Quanto sangue deve descer na menstruação?

Durante todo o período, os especialistas calculam que uma mulher libere entre 30 e 50 ml de sangue.

Como medir é quase impossível, a ginecologista Dra. Patricia Rossi, do Conjunto Hospitalar do Mandaqui, São Paulo, estipula alguns sinais que caracterizam a normalidade.

A duração deve ser de três a oito dias, com um sangue sem muitos coágulos e com o uso de até seis absorventes por dia.

Tipos de menstruação e o que significam

Menstruação com pedaço de pele

Como o que dá origem à menstruação é o descolamento do endométrio, um tecido que é criado na parede interna do útero, de acordo com o ginecologista Dr.

Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor), é normal que em determinados momentos a mulher perceba que alguns pedacinhos saem junto com o sangue.

Eles, portanto, são partículas maiores desse tecido. A quantidade expelida varia de acordo com a liberação hormonal de cada mulher.

Menstruação com coágulos

Outra característica muito comum da menstruação são os coágulos. De acordo com o médico, eles surgem porque durante a descida e dependendo da posição em que a mulher fica, o sangue pode acumular na cavidade do canal vaginal e, por um processo natural do organismo, o que era líquido é transformado em coágulo.

Geralmente, mulheres que possuem fluxos mais intensos notam os episódios com mais frequência.

É importante, no entanto, que cada mulher conheça seu ciclo. Embora normal, os coágulos, quando aparecem repentina ou excessivamente, podem indicar o surgimento de algumas doenças do aparelho reprodutor feminino.

Menstruação com muito sangue

O que determina o fluxo menstrual, como explica a médica do Hospital Mandaqui, é a quantidade de hormônio produzida enquanto o útero se prepara para receber o óvulo fecundado produzindo o endométrio.

No começo e no fim da idade reprodutiva, é normal que a menstruação seja intensa devido aos ajustes hormonais que estão acontecendo. Na idade adulta, a tendência é que a quantidade seja normalizada.

Dr. Borelli, no entanto, lembra que embora não seja comum, mulheres com alterações hematológicas perdem muito sangue (a menstruação dura mais de oito dias e o fluxo é muito intenso) e, por isso, podem sofrer com anemia.

Nesses casos, ao notar qualquer alteração, é importante procurar um especialista.

Menstruação com pouco sangue

Além das alterações hormonais comum na puberdade e no início da menopausa que podem aumentar ou diminuir o fluxo, o uso de anticoncepcionais também contribui para que a menstruação diminua.

Como explica o ginecologista do HCor, a ingestão do hormônio sintético afina o endométrio e, por isso, a quantidade de sangramento reduz.

Menstruação que dura muitos dias

Instabilidades hormonais provenientes da adolescência ou da terceira idade e o uso de pílula do dia seguinte podem interferir no tempo de duração do ciclo menstrual.

Mas, assim como em casos de fluxos muito intensos, a menstruação muito longa, com mais de oito dias de duração e que aparece repentinamente, merece atenção.

Segundo Dra. Patricia, além de causar anemia, ela ainda pode ser sinal de variação hormonal e indicar miomas, pólipos ou endometriose.

Menstruação que dura poucos dias

Já o fluxo que é mais curto, de acordo com Dr. Borrelli, pode ter relação direta com o uso de anticoncepcionais.

Isto porque, como já explicado, o hormônio sintético reduz a quantidade de endométrio produzido e, logo, expelido.

Menstruação com sangue vivo

A menstruação com coloração bem intensa é absolutamente normal e sinal de que o sangue, desde que saiu do útero, pouco sofreu envelhecimento ou com a ação dos agentes coagulantes.

Menstruação com sangue muito escuro

Já quando a cor é mais escura, próximo ao tom do vinho, marrom escuro ou preto, Dr. Jurandir Passos, ginecologista especialista medicina fetal do Delboni Medicina Diagnóstica, diz que, no geral, é indicativo de menor fluxo.

Isto porque, sendo pouco, a tendência é que o líquido demore mais para passar por todo o canal e, assim, fique mais tempo exposto às ações de compositoras das bactérias e dos fungos naturais da região.

Por isso, essa característica é natural no começo ou no fim do ciclo.

No entanto, se a coloração persistir por todo o ciclo, o ideal é também procurar ajuda médica porque ela pode ser sintoma de algum outro problema, como a endometriose.

Menstruação borra de café

A famosa menstruação parecida com borra de café, de acordo com o Dr. Rafael Botelho, ginecologista e obstetra do HCor, na maioria dos casos também tem relação com o tempo em que o sangue passa dentro do canal vaginal.

Mas, elas também podem caracterizar o “escape”, secreção de cor amarronzada que desce fora do período esperado para a menstruação.

Entre as principais causas do episódio estão os anticoncepcionais de baixa dosagem, o uso da pílula do dia seguinte, as alterações hormonais de origem emocional, o surgimento da endometriose, lesões ou miomas no colo do útero ou ainda uma gravidez.

“O escape borra de café para muitas mulheres é o primeiro sinal da gestação. Ele é proveniente da nidação, processo que fixa o óvulo fecundado no endométrio”, explica Rafael.

Embora não seja nenhum sinal de alerta grave, a repetição do incidente pode indicar algum problema e, por isso, a visita a um ginecologista e imprescindível.

Menstruação com cheiro forte

Como, até ser visualizada, a menstruação passa pelo colo do útero e por todo o canal vaginal, é natural que neste caminho ela sofra transformações que alteram o seu odor.

É por isso que existe um característico cheiro de menstruação que é diferente do odor do sangue que sai de algum machucado, por exemplo.

O que Dr. Borrelli lembra, no entanto, é que, embora a menstruação possa ter um cheiro forte, ele não deve ser fétido e nem cheirar podre.

Isso porque esses sinais podem ser sintomas de algumas infecções vaginais. Nesses casos é essencial procurar por um especialista.

Vale lembrar também que quanto mais tempo exposto ao ambiente externo, mais o sangue envelhece. É por isso que o cheiro dos absorventes é mais forte do que o da menstruação em si.

Menstruação com cheiro de podre

A menstruação tem seu cheiro específico, que é a junção das características do sangue e das secreções junto com a ação das bactérias e dos fungos.

Mas, Dr. Borelli reforça que, embora algumas pessoas possam considerá-lo forte, ele não deve ser fétido e nem lembrar peixe podre.

Caso aconteça, pode ser sinal de outra doença, conhecida como vaginose e causada pela bactéria Gardnerella vaginalis, que nenhuma relação tem com o ciclo menstrual.

Menstruação com cheiro de ferro

Entre outros elementos, o sangue é composto por hemoglobina, uma metalproteína que contém ferro.

Por isso, a menstruação, quando estiver sob pouco tempo de deterioração, pode ter cheiro semelhante ao de ferro ou metal.

LER MATERIA COMPLETA...
jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios