MulherSaúde

9 Causas da menstruação atrasada que não são gravidez

No dia em que você esperava o início de um novo ciclo menstrual, de repente se depara com um atraso inédito e começa a ficar preocupada com uma possível gravidez, mesmo tendo acreditado ter tomado todos os cuidados necessários.

Antes de se desesperar, saiba que existem outras causas que provocam atraso na menstruação e que não estão relacionadas a uma gestação:

Menstruação atrasada: o que pode ser?

1. Um atraso nas menstruações seguintes à menarca é normal porque o organismo pode demorar até cinco anos para se adaptar, já que o sistema reprodutor da menina ainda está em fase de amadurecimento.

2. O uso prolongado da pílula anticoncepcional também pode causar o atraso na menstruação porque, após anos de ingestão, o organismo da mulher vai precisar de um tempo extra para adaptar sua produção hormonal. Normalmente, a situação se normalizada em até 6 meses

3. Se a mulher está em período de amamentação pode ter atrasos no ciclo, já que libera hormônios que podem inibir a ovulação e, consequentemente, a menstruação.

4. Fatores emocionais também causam impacto no ciclo menstrual. Estresse e ansiedade, por exemplo, desencadeiam a liberação de determinados hormônios que, em grande quantidade, podem provocar atrasos na menstruação.

5. A obesidade pode ser outro fator de menstruação irregular, pois o aumento da gordura corporal pode interferir no funcionamento da hipófise, parte do cérebro que regula a liberação dos óvulos, através da alteração do metabolismo.

6. Você pode não saber, mas a menopausa precoce também pode afetar as mulheres a partir dos 35 anos e tem como sintoma principal o atraso frequente na menstruação.

7. O uso de medicamentos para combater infecções, inflamações, gripes e resfriados também pode desregular a ovulação, provocando atraso na menstruação.

8. Algumas mulheres, ao produzir determinados hormônios em grande quantidade, desenvolvem a Síndrome dos Ovários Policísticos, condição que tem como um dos sintomas a menstruação desregulada ou ausência de sangramento.

9. A tireoide é uma das grandes responsáveis pela produção hormonal do organismo. Quando ela sofre alterações, a tendência é que o restante do corpo sofra impactos. Por isso, vale realizar exames para saber se você sofre de hipo ou hipertiroidismo.

Vimos em bolsademulher

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend