AlimentaçãoBenefícios

Conheça o poder e a versatilidade do brócolis

O brócolis é um superalimento rico em nutrientes, vitaminas e minerais que auxiliam desde a prevenção ao câncer, até o controle de anemias e purificação do organismo.

É um vegetal crucífero, assim como o espinafre, a couve-flor e a rúcula. Com seu design interessante, em forma de uma arvorezinha, reúne diversos benefícios para a saúde. É rico em fibra e contribui para a absorção dos nutrientes.

Também contém doses significativas de:

  • Ferro
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitaminas do complexo B
  • Fósforo
  • Ácido Fólico
  • Cálcio
  • Glutationa
  • Selênio
  • Luteína
  • Magnésio
  • Pepsina
  • Potássio

É um alimento e também um remédio

É essa combinação de elementos que faz do brócolis um alimento de múltiplos fatores, inclusive assumindo a função medicamentosa.

O consumo regular possibilita que sejam exercidos seus efeitos:

  • Regulador
  • Depurativo
  • Preventivo
  • Calmante
  • Desintoxicante
  • Purificante
  • Analgésico

Esse alimento é tão poderoso que ajuda até mesmo a prevenir o câncer. Isso acontece como resultado da ação de um nutriente denominado sinigrina, que induz à morte as células cancerígenas de tumores que atingem intestinos e o estômago.

Outro componente que contribui para prevenção e combate de tumores é o glucosinolato, que induz a redução da atividade das células cancerígenas. Em suma, são protetores. Este é um dos motivos pelo qual o brócolis é chamado de superalimento.

E não é só isso. O consumo regular de brócolis ajuda a prevenir tumores que podem atingir a próstata, mamas, fígado, laringe, pulmão e boca.

Como o superalimento que é, o brócolis é uma importante ferramenta de regulação da hipertensão. Além de tudo, ajuda a função cardíaca.

Funciona assim: esse vegetal é risco em ácido fólico, que contribui para manter o ritmo cardíaco em ordem, evitando arritmias e a tão temida aterosclerose e os avassaladores infartos.

Aquele verde muito escuro do brócolis ocorre em consequência do ferro que a verdura oferece. Isso quer dizer que essa planta contribui para o prevenir e, mesmo, combater quadros de anemia.

Mulheres grávidas e em fase de amamentação devem consumir com regularidade para manter os níveis de ferro adequados.

Também é importante manterem o brócolis na dieta, aquelas pessoas que têm sangramentos abundantes durante a menstruação e as que sangram pelo nariz.

Esse alimento contribui para a regulação do trato intestinal porque induz o cérebro a entender que o corpo está satisfeito.

A pepsina do brócolis melhora o trânsito intestinal porque facilita a digestão. É essa ação que resulta na eliminação de toxinas do organismo.

Como consequência da melhor regulação intestinal, é possível prevenir e combater a obesidade. Além disso, o potássio que existe no brócolis interfere nos níveis de sódio do organismo, reduzindo inchaços.

A queda no nível de toxinas proporcionada pelo brócolis contribui para uma pele mais lisa, livre de acnes ou manchas.

Além de tudo, a verdura contribui para reduzir problemas como a queda de cabelo.

É possível afirmar que o brócolis é calmante porque contribui para a produção de dopamina que, em consequência:

  • Ajuda a regular o sono
  • Auxilia na queda de estados depressivos e de estresse
  • Controla os batimentos do coração
  • Contribui para que músculos e nervos fiquem mais relaxados

Conheça o poder e a versatilidade do brócolis

Se o problema são dores localizadas nas articulações, consuma brócolis porque os níveis de glutationa e potássio melhoram a artrose e a artrite.

Hoje, o mercado consumidor do brócolis é variado, mas a produção de maior destaque está instalada em hortas italianas, norte-americanas, indianas, chinesas e espanholas.

É comum consumir o brócolis cozido em água quente ou no vapor, mas há quem prefira saboreá-lo cru.

As duas maneiras de consumo são perfeitas para manter as características do vegetal.

E se você for consumi-lo cozido, aprenda no vídeo abaixo prepará-lo e manter seus nutrientes:

BRÓCOLIS: uma forma simples de preparar e armazenar para a semana

Essa dica ajudou você? Então compartilhe!

Loading

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

You cannot copy content of this page

Adblock detectado

       
Send this to a friend