A enxaqueca é uma dor de cabeça que acomete qualquer idade, porém se manifesta mais em adolescentes e adultos jovens. Essa condição tem sintomas latejantes que ocorrem em um ou nos dois lados da cabeça.
Além disso, o público feminino é o mais afetado por essa condição. Entre as principais causas desse problema, listamos as principais. Confira!
Causas da enxaqueca:
A enxaqueca pode durar de quatro horas até três dias, e embora não tenha uma causa específica, alguns fatores podem estar envolvidos no desencadeamento de uma crise.
Deixar de se alimentar: O jejum é um dos principais fatores que causam dores de cabeça. Ficar sem comer por um longo período ocasiona queda na taxa de açúcar no sangue, provocando a produção de substâncias que causam a dor. Por isso, o ideal é comer a cada três ou quatro horas, porém sem exagerar na comida.
Dormir pouco: Dormir mal também é uma condição que provoca dor de cabeça, por isso, é essencial manter um bom sono para sua qualidade de vida, no mínimo oito horas diárias.
Cafeína em excesso: O consumo exagerado de café, bebidas cafeinadas (coca-cola, chá preto), chocolate e até mesmo analgésicos que contenham cafeína pode provocar enxaqueca.
Falta de exercícios físicos: A realização de atividades físicas faz com que o organismo produza endorfinas, regularizando a produção de neurotransmissores como a serotonina, melatonina. Desse modo, faz com que o organismo fique mais saudável e mais resistente à dor. A falta de exercícios, porém, em pessoas predispostas à enxaqueca, aumenta a possibilidade de crises.
Alteração do humor: É comum aparecer a irritabilidade junto com uma crise de enxaqueca, e isso pode provocar ainda mais dores de cabeça.
TPM: Este ciclo hormonal carrega consigo fatores que que causam crises de enxaqueca.
Além dessas, existem outras causas, como:
– Excesso de preocupação, ansiedade, estresse e tensão
– Mudanças bruscas de temperatura e umidade
– Perfumes e odores muito fortes
– Esforço físico excessivo
– Luzes e sons intensos
Remédio caseiro:
Uma boa opção para aliviar a enxaqueca é mudar alguns hábitos e usar produtos naturais.
O gengibre é um excelente remédio caseiro para essa patologia, pois possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a dor.
Além disso, é rico em potássio e magnésio, que auxiliam no estímulo da circulação sanguínea, facilitando o fluxo de sangue para o cérebro e aliviando a enxaqueca. O segredo, portanto, está em consumir o gengibre quando a dor de cabeça começar.
Ingredientes:
– 1 xícara de gengibre descascado e picado
– 2 xícaras de água natural
– Água com gás
– Suco de um limão – opcional
– Mel – opcional
Modo de preparar:
1- Ferva as duas xícaras de água e adicione o gengibre.
2- Reduza o fogo para médio/baixo e deixe a mistura ferver por mais cinco minutos.
3- Após esse tempo, tire do fogo e coe.
4- Para consumir esse remédio, dilua uma parte dele em três partes de água com gás.
5- Adoce a gosto com mel, adicione o suco de limão, gelo e beba.
Importante: A opinião de um profissional da saúde é essencial antes de qualquer mudança que possa afetar sua saúde ou criar novos sintomas.
A dor de cabeça pode ser um sinal de outras doenças mais graves, então fique atento. Além disso, gestantes não devem consumir esse remédio sem antes consultar um médico.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link