Saúde

Cheirar alecrim pode melhorar sua memória em 75%, diz estudo

O alecrim é uma erva versátil que tem sido valorizada e usada há séculos. Na Grécia antiga, ela foi muito utilizada para melhorar a memória, e agora os cientistas estão confirmando essas suas magníficas propriedades medicinais.

Cheirar alecrim pode melhorar sua memória em 75%, diz estudo

Estudos descobriram que o alecrim contém ácido carnósico, que combate os danos dos radicais livres no cérebro, bem como os ácidos naturais que protegem as células e o DNA do corpo dos danos causados pelos
radicais livres.

O alecrim rico em compostos que impedem a quebra da acetilcolina, uma substância química que induz as células do cérebro responsáveis pela memória e pelo raciocínio a se comunicarem.

Um estudo avaliou os efeitos do óleo essencial de alecrim, dividindo 66 pessoas em dois grupos. Enquanto um grupo foi designado para uma sala perfumada com alecrim, a outra sala não tinha cheiro e os resultados foram
significativos.

Os participantes da primeira sala tiveram uma chance de 60 a 75% a mais de se lembrar das coisas, em comparação com aqueles que não inalaram o aroma do óleo essencial de alecrim.

Segundo a pesquisadora Jemma McCready:

“A diferença entre os dois grupos era de 60 a 75%, por exemplo, um grupo se lembraria de fazer sete coisas em comparação com as quatro tarefas concluídas por aqueles que não sentiam o cheiro do óleo.

Além disso, os participantes foram convidados a responder perguntas sobre seu humor.

O que as descobertas mostraram foi que seus níveis de desempenho e mudanças de humor após a exposição ao aroma de alecrim foram, na verdade, o resultado de concentrações de um composto conhecido como 1,8-cineol
presente no sangue.

Este composto está presente no óleo essencial de alecrim e é conhecido por atuar nos sistemas bioquímicos que sustentam a memória.

Seu exame de sangue encontrou quantidades maiores de 1,8-cineol no plasma dos participantes da sala com aroma de alecrim, sugerindo que cheirar o aroma levou a concentrações mais altas.

Dra. McCready concluiu:

“Essas descobertas podem ser úteis no tratamento de pessoas com problemas de memória. Ele apoia nossa pesquisa anterior, que indica que o aroma do óleo essencial de alecrim pode melhorar o funcionamento cognitivo em  adultos saudáveis, o que se estende à capacidade de lembrar eventos e concluir tarefas no futuro. Lembre-se de quando e para onde ir e pelas razões que sustentam tudo o que fazemos, e todos sofremos pequenas falhas que podem ser frustrantes e às vezes perigosas.”

Ela acrescentou:

“Mais pesquisas são necessárias para investigar se este tratamento é útil para adultos mais velhos que experimentaram diminuição da memória”.

LER MATERIA COMPLETA...
jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios