Saúde

Nervo Ciático Inflamado – Sintomas E Tratamento

Para o tratamento do nervo ciático inflamado, o tratamento ortopédico ou fisioterapêutico deve ser realizado com remédios, exercícios e, por vezes, fisioterapia.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que consiste de várias raízes nervosas da coluna vertebral.

Começa na extremidade da coluna, passa pelas nádegas e parte de trás da coxa, e quando atinge o joelho, divide-se entre o nervo da canela e o nervo fibrose comum e atinge os pés. E é neste caminho que pode causar dor com formigueiro, pontos ou choque elétrico.

Quando se trata de compressão ou inflamação deste nervo pode ocorrer ciática, os sintomas, como dor intensa nas costas, nádegas ou pernas, dificuldade em manter as costas e dor ao caminhar causa.

Em tais casos, é importante procurar um ortopédico ou fisioterapeuta, que pode controlar o tratamento adequado.

Sintomas de Nervo Ciático Inflamado

  • Formigueiro, dormência ou choque, dores nas costas, nádegas, perna ou pé.
  • Sensação de ardor, lágrimas ou perna cansada.
  • Fraqueza em uma ou em ambas as pernas.
  • A dor vai piorar se ficar parado por muito tempo.
  • Dificuldades para caminhar, ou para permanecer por muito tempo na mesma posição.

Estes sintomas são frequentemente associados a alterações na coluna vertebral, tais como hérnia de disco, espondilolistese ou osteoartrite da coluna vertebral.

Quando os primeiros sintomas ocorrem, é, portanto, muito importante consultar um médico ortopédico ou fisioterapeuta, para verificar se as alterações da coluna vertebral, que podem comprimir o nervo e causar sintomas.

Quando temos outros sintomas, queimação, sensação de fisgada, pernas pesadas e cansadas, isso não está associado com o nervo ciático, mas característica para a síndrome de dolorosa miofascial, que é muitas vezes confundida com alterações do nervo ciático.

O seu médico ou fisioterapeuta ortopédico pode diagnosticar a dor ciática tendo em conta os sintomas apresentados.

O teste que consiste em comprovar a alteração do nervo ciático pode ser feito no consultório é: ficar deitado de barriga para cima e levantar a perna esticada da maca, se houver dor ou sensação de formigamento, o teste indica compressão ciática.

Caso haja dor na outra perna, isso indica uma forte mudança na coluna, por exemplo, uma hérnia de disco.

Exames de imagens como raio-X e ressonância magnética podem ser úteis na avaliação da coluna vertebral para detectar o que comprime o nervo.

Se a coluna vertebral estiver saudável e inalterada, a causa da dor ciática deve ser apenas dor muscular e o tratamento é relativamente simples.

Se houver uma suspeita de que o nervo é realmente danificado, o que raramente ocorre, apenas em acidentes graves, um eletroneuromiograma pode ser necessário, que avalia a função do nervo.

O tratamento do nervo ciático pode ser feito com analgésicos, medicamentos anti-inflamatórios em forma de comprimidos, embalagens térmicas, pomadas e fisioterapia com exercícios especiais.

As alternativas são:

1. Remédio

Ibuprofeno, os derivados da morfina ou paracetamol, como o Tramadol, mas um relaxante muscular pode também ser indicado pelo ortopedista.

Um modo mais natural de combater a dor, é tomar o complexo de vitamina B, uma vez que melhora a saúde dos nervos do corpo.

2. Massagem

Massagem com óleos essenciais ou hidratante é uma das melhores opções de tratamento para inflamação de nervo ciático, é usada para aliviar a dor e melhorar a mobilidade, isto porque relaxa as costas, pernas e glúteos, reduzindo, assim, compressão do nervo, mas, de preferência, deve ser feito por um massagista ou de um fisioterapeuta e não exclui a necessidade de tratamento clínico.

3. Exercício

O descanso agrava a dor, permanecer na mesma posição por muito tempo não é recomendado, portanto, os exercícios físicos leves são sempre bem-vindos.

Os alongamentos que podem ser feitos com a pessoa deitada com a barriga para cima, e abraçando as pernas, por exemplo, são os mais recomendados.

Os exercícios de Pilates também são boas maneiras de tratar a dor ciática, porque eles fortalecem a coluna vertebral e o abdômens. Fortalecer o abdômen é um grande truque para proteger a coluna.

4. Fisioterapia

Na maioria dos casos, o tratamento da inflamação ou compressão do nervo ciático incluem a realização de sessões de fisioterapia com aparelhos que reduzem a inflamação e dor e são realizados exercícios de fortalecimento e alongamentos, além de técnicas manuais para mobilizar e estirar a perna afetada, melhorando a irrigação sanguíneo do próprio nervo ciático e normalizar o tônus dos músculos do glúteo e da perna.

Também é recomendado aplicar calor localmente limitado à região a ser tratada e prolongar e mitigar a compressão do nervo.

5. Alimentação

Durante uma crise ciática, alimentos anti-inflamatórios como cebolas, salmão, alho, sementes de linho, chia e gergelim são preferidos.

Mas também é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam a inflamação no corpo,que são, principalmente, carnes processadas, como bacon, salsicha e linguiça.

6. Tratamento Alternativo

Além disso, existem outras possibilidades que podem complementar o tratamento, como a acupuntura e reflexão, a fim de aliviar a dor e o desconforto.

Outra forma é a osteopatia, que são técnicas que esticam os músculos, de forma a estalar as articulações, sendo uma boa forma de tratar a escoliose, hiperlordose e a hérnia de disco que geralmente estão envolvidas na causa da dor ciática.

Como evitar o retorno da dor?

Para evitar uma nova crise de dor ciática:

  • * Fazer alongamentos regularmente que estiquem os músculos das pernas e da coluna.
  • * Tente manter a posição da coluna correta, mesmo quando esteja sentado
  • * Estar sempre no peso ideal
  • * Evitar o comportamento sedentário e atividades regulares, tais como Pilates, caminhada ou hidroginástica, que fortalecem e alongam os músculos
  • * Manter o abdômen forte para proteger a coluna.

Separamos alguns videos para te ajudar ainda mais com o nervo ciático inflamado:

EXERCÍCIOS PARA CURAR NERVO CIÁTICO INFLAMADO

A MELHOR forma de aliviar as dores no NERVO CIÁTICO // Viver Bem

NERVO CIÁTICO INFLAMADO, COMO RESOLVER - Fisioprev

jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via
error: Content is protected !!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend