Remédios CaseirosSaúde

Trate o diabetes tomando o chá pata-de-vaca

O chá de pata-de-vaca atua no controle dos níveis de glicose do sangue. Saiba como a planta pode ser útil no tratamento do diabetes

O diabetes é uma doença metabólica de origem múltipla, caracterizada pela falta de insulina ou pela incapacidade de este hormônio hipoglicemiante exercer a sua função da maneira adequada, o que acarreta no aumento da glicose (açúcar) no sangue.

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, realizado em 2012, o diabetes supera o número de óbitos em acidentes de trânsito no Brasil.

O chá de pata-de-vaca (bauhinia fortificata) pode ser utilizado como um remédio natural para auxiliar no combate a esta enfermidade, pois a planta atua no controle dos níveis de glicose do sangue.

Devido aos benefícios que pode proporcionar aos diabéticos, a pata-de-vaca é conhecida como “insulina vegetal”.

Benefícios do chá de pata-de-vaca para tratar o diabetes

A pata-de-vaca é uma planta medicinal nativa do sul do Brasil, sendo também encontrada em países como a Argentina, Paraguai e Uruguai.

É formada por substâncias como os alcaloides e, além de reduzir a taxa de açúcar no sangue, também diminui os triglicerídeos, colesterol total e o colesterol “ruim”.

Devido às suas propriedades, o chá de pata-de-vaca é um grande aliado no controle do diabetes, uma vez que ajuda a controlar os níveis de glicose do sangue.

Além disso, esta bebida também é um excelente diurético, proporcionando benefícios aos rins e sistema urinário, e auxiliando no tratamento da poliúria, cistite, pedras nos rins e outros problemas renais.

O kaempferitrin é uma substância presente na pata-de-vaca que contém propriedades diuréticas e antioxidantes, podendo auxiliar no reparo de danos às células renais.

A pata-de-vaca também apresenta propriedades anti-inflamatórias, que atuam na proteção das paredes dos vasos sanguíneos.

Esta planta ainda pode ser utilizada no tratamento de cálculos na bexiga ou rins, hemofilia, obesidade e doenças do coração.

Como preparar o chá de pata-de-vaca?

Ingredientes

– 1 colher de sopa da planta;
– 250 ml de água.

Modo de preparo do chá de pata-de-vaca

Ferva a água e, quando ela estiver suficientemente quente, adicione a planta. Abafe o recipiente pelo período de 10 minutos e depois coe.

É necessário consultar um médico para que o profissional indique a quantidade de chá que pode ser ingerida.

Contraindicações e efeitos colaterais

O chá de pata-de-vaca é contraindicado para gestantes, mulheres em fase de amamentação, pacientes com crises de hiperglicemia e doenças crônicas.

Esta planta pode potencializar os efeitos de medicamentos antidiabético, portanto, os indivíduos que sofrem com diabetes devem consultar um profissional da saúde antes de iniciar o uso do chá de pata-de-vaca.

Lembre-se que um especialista sempre deve ser consultado e que esta planta apenas pode ser utilizada como um complemento do tratamento indicado por seu médico.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend