Muitas pessoas não percebem que elas estão tendo um derrame quando isso acontece com elas. Especialistas destacam a importância de um atendimento médico rápido após um acidente vascular cerebral, e assinalam um importante sintoma, que é a perda temporária da visão, que é muitas vezes negligenciado em campanhas de saúde pública.
Uma pesquisa publicada no British Journal of Surgery, envolveu 150 pessoas que tinham tido um ataque isquêmico transitório, que também é conhecido como um mini acidente vascular cerebral.
Quando questionados mais tarde, 59% dos participantes disseram que não sabiam que eles estavam tendo um acidente vascular cerebral naquele momento.
E apesar do “agir rápido” campanha de saúde pública que tinha sido lançado no Reino Unido há cinco anos, 36 por cento de pessoas que não estavam familiarizados com a mensagem da campanha sobre os sintomas do derrame e da importância da procura de cuidados médicos urgentes.
De acordo com a American Stroke Association, os sintomas de AVC incluem rosto caídas, fraqueza nos braços e dificuldades de fala. E eles também explicam o porquê o rápido atendimento é essencial nesse caso.
Alguns tratamentos com drogas só poderão ajudar o paciente nas primeiras horas que após o AVC, e quanto mais rápido for o atendimento, há mais possibilidades de prevenir os efeitos a longo prazo ou até a morte.
Infelizmente, este não foi o caso para a maioria destes participantes do estudo. Mais de 61% não procuraram ajuda imediata quando os primeiros sintomas do mini AVC surgiram.
Em vez de ir para o hospital, alguns chamaram seus médicos ou outros profissionais de saúde. Outros telefonaram para um membro da família, tinha uma “xícara de chá” e esperaram até o dia seguinte, ou fez nada.
Os autores do estudo observaram que quase um terço dos participantes relataram uma redução ou perda da visão durante o episódios, algo que nem sempre é considerado um sinal óbvio de acidente vascular cerebral.
Para cerca de 20 por cento dos participantes, na verdade, problemas de visão foram o único sintoma. Desse grupo, nem uma única pessoa estava ciente de que eles estavam tendo um derrame.
Sintomas de visão devem ser incluídos na conscientização dos pacientes e os esforços para aumentar a conscientização sobre o AVC, dizem os autores da pesquisa.
“Este estudo pôs em evidência a importância do reconhecimento paciente dos sintomas cerebrovasculares e agir sobre estes rapidamente”, escreveram eles.
“A campanha de acidente vascular cerebral com a inclusão de sintomas oculares e de ação rápida pode ser mais apropriada; portanto, quanto mais rápido esses sintomas forem examinados (rosto, fraqueza no braço, dificuldade na fala, e perda de visão) pode ser melhor para a recuperação do paciente”.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link