CulináriaPeixes

Receita de Pintado assado

O pintado, também chamado de surubim, é um peixe de rio muito apreciado de preparo de várias receitas, como moqueca. Para preparar pintado assado você terá um custo elevado para um prato relativamente simples. Mas o importante é lembrar das propriedades nutricionais do peixe, e esta receita é saudável e saborosa, apesar de um pouco picante. Outra coisa: ele serve tranquilamente 4 pessoas.

Outra curiosidade da carne do pintado é que ela é bem branca, muito sabora, embora suave, de consistência firme, sem espinhos. Seu teor de gordura também é baixo.

Ingredientes para fazer Pintado assado:

  • 1 unidade de pintado inteiro e limpo ou em postas
  • 2 unidades de limão
  • 1 unidade de cebola média
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 unidade de pimenta dedo-de-moça sem sementes picada
  • ½ xícara de salsinha picada
  • sal

Modo de preparo:

– Pegue o peixe já limpo e lave bem. Comece pelos ingredientes do tempero, onde fará uma marinada. Este passo irá conferir mais sabor aos seu prato. Marinada: misture, numa tigela, todos os ingredientes com exceção do peixe, da cebola e do sal. Você não usara toda a marinada de uma vez, portanto, preste atenção.

– Se estiver usando o peixe inteiro, coloque 2/3 do preparado da marinada na barriga do peixe e feche com palitos de dente. Passe a marinada por cima e por baixo do peixe também. Se estiver usando postas, coloque-as em uma tigela rasa e distribua a marinada nas postas. Deixe repousar na geladeira por 2-3 horas.

– Após o tempo indicado, continue preparando a receita de pintado assado: coloque o peixe sobre um refratário, untado com azeite e, se quiser, coberto com rodelas de batata pré-cozida, de tomate e de cebola.

–  Tempere com sal e verta sobre ele parte do marinado (no caso de estar usando o peixe inteiro, verta sobre ele o 1/3 reservado). Tampe com papel alumínio e leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

–  Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe o peixe no forno por mais uns 20 minutos, somente para dourar. Sirva o pintado assado em seguida acompanhado, por exemplo, de arroz e farofa.

LER MATERIA COMPLETA...
Botão Voltar ao topo
Share via
error: Content is protected !!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend