Comportamento

5 hábitos que todas as pessoas emocionalmente inteligentes têm em comum

O que realmente significa ser emocionalmente inteligente?

Muitos de nós podemos dizer que estamos em contato com nossas emoções, mas como isso se traduz em uma inteligência social para nós e outras pessoas?

A ideia é que a inteligência emocional não é apenas reconhecermos e identificarmo-nos com nossas próprias emoções, é também termos a capacidade de lidar com os sentimentos de outras pessoas de forma empática e astuta.

Esta é uma maneira crucial de construirmos relacionamentos duradouros e longos com aqueles que nos rodeiam, ao mesmo tempo em que lidamos com nossas próprias emoções de uma maneira saudável.

Com isso em mente, aqui estão 5 comportamentos identificáveis ​​em uma pessoa emocionalmente inteligente:

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1.Saber que pedir ajuda é uma força, não uma fraqueza

Acreditar que pedir ajuda é um sinal de fraqueza, na verdade reflete uma mentalidade de insegurança e julgamento potencial dos outros.

Alguém que possui inteligência emocional sabe que possuo uma compreensão de suas próprias forças e limitações. As pessoalmente emocionalmente inteligentes compreendem que, embora tenham autoconfiança, não sabem tudo o que há para saber, e não têm medo de admitir isso. Procurar informações e colaborar com os outros é visto como uma força e uma chance de crescer como pessoa, em vez de uma fraqueza.

2.Lidar com problemas de comunicação de forma calma

Ter problemas de comunicação com as pessoas – sejam amigos, colegas ou mesmo estranhos – pode ser frustrante, faz-nos perder a paciência. Ser capaz de permanecer calmo e paciente quando enfrentando desafios de comunicação é um sinal seguro de inteligência emocional.

A capacidade de ler pistas sociais é fundamental. Calmamente ser capaz de redirecionar a abordagem de sua mensagem quando ela não é clara, é mostrar empatia para com as necessidades daqueles que te ouvem. As pessoas emocionalmente inteligentes se preocupam, não apenas com a mensagem que estão tentando transmitir, mas com o entendimento claro de seus ouvintes.

3.Ser capaz de discutir conflitos de forma clara e objetiva

As discussões podem despertar o pior nas pessoas, e evocar emoções difíceis. Podem causar sentimentos de frustração, de não sermos compreendidos, e vai contra nossas necessidades de aceitação.

Com a inteligência emocional, vem a necessidade de ser entendido sem ser paternalista, condescendente ou irritado. Vem a capacidade de explicar um conflito de forma clara e objetiva. As pessoas emocionalmente inteligentes têm autoconsciência de suas próprias emoções, são capazes de gerir estas emoções, ser empáticas em relação ao que outras pessoas compartilham e em lidar com as emoções dos outros.

4.Ser capaz de lidar com feedback negativo de uma forma positiva

Receber feedback negativo pode trazer para fora nossas inseguranças, mas pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de lidar com elas com autoconfiança, sem ficar na defensiva.

Concentrar-se nos fatos e manter a calma permite que você veja as críticas como oportunidades de crescimento, ao invés de danos à sua autoestima. Isto não quer dizer que as pessoas emocionalmente inteligentes não experimentam emoções negativas quando ouvem críticas, mas elas são capazes de processá-las rapidamente e compreender outras perspectivas.

5.Ser capaz de aceitar as falhas

A autoconfiança é a chave quando se trata de lidar com contratempos. É ela que te mantém quando a vida te lança no escuro, e as pessoas emocionalmente inteligentes sabem disso.

As pessoas emocionalmente inteligentes lidam com suas falhas através da autoconfiança. Elas percebem que a avaliação de situações problemáticas de forma objetiva, sem autojulgamento é fundamental para se protegerem e fortalecerem, mantendo em mente o que aprenderam com a situação.

Conclusão

Aprender mais sobre nossas emoções e as de outros pode nos impulsionar na vida. Ser mais estável em nossos pensamentos e perspectivas pode nos levar a superar situações difíceis e construir relacionamentos mais duradouros com os outros e com nós mesmos.

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