A gravidez ectópica é uma gravidez que se desenvolve fora do útero na cavidade abdominal. A acomodação mais comum é nas trompas de Falópio, que liga o ovário ao útero.
Mas se você não conhece muitas informações sobre o assunto e se preocupa que possa ter esse problema, a seguir explicamos o que é a gravidez ectópica, seus sintomas e tratamentos.
Se você está grávida, mas te disseram que é uma gravidez ectópica, este artigo será útil para você se acalmar e entender do que se trata.
Você fez o teste de gravidez e deu positivo. Mas então, te deram uma má notícia: você tem uma gravidez ectópica. O que é isso?
É um nome que indica que o óvulo fertilizado ficou preso na trompa de Falópio em seu caminho para o útero. Ectópica significa “fora do lugar próprio”.
Isso pode ocorrer porque a trompa de Falópio tem um pequeno problema, uma deformidade ou uma cicatriz. Em outras ocasiões, no entanto, a causa de uma gravidez ectópica permanece um mistério.
Embora a gravidez comece como qualquer outra, o óvulo fertilizado não se implanta no útero, e, portanto, é uma gravidez que não pode continuar.
O ovo fertilizado não pode sobreviver, porque está fora do lugar, e em vez disso, o crescimento dos tecidos pode causar graves danos ao corpo da mãe e hemorragias que podem colocar sua vida em perigo.
Por isso, é importante que o seu médico intervenha imediatamente para evitar complicações e para aumentar as possibilidades de que ter gravidezes saudáveis no futuro.

Quais São os Sintomas de Uma Gravidez Ectópica?
- Hemorragia vaginal leve.
- Dor na parte inferior do abdômen.
- Cólicas em um lado da pélvis.
Se tiver estes sintomas, consulte seu ginecologista-obstetra imediatamente.
Uma gravidez ectópica que se detecta de forma precoce é tratada com uma injeção de um medicamento chamado metotrexato que faz com que se dissolvam as células e pare o seu crescimento.
Se o medicamento não funciona será necessário fazer uma cirurgia chamada laparoscopia para remover o tecido.
Se, no entanto, as trompas de Falópio se rompem, estes são os sintomas mais comuns:
- Dor pulsante na pélvis, abdômen ou inclusive no pescoço e ombro.
- Tonturas e possíveis desmaios.
- Sangramento intenso.
No caso de experimentar estes sintomas, você deve ir imediatamente para a sala de emergência.
O médico irá fazer uma laparoscopia para remover o tecido e reparar a trompa de Falópio.
Se o dano for grave, é provável que tenha que remover a trompa por completo.
Como qualquer perda de uma gravidez, esta pode causar muita tristeza.
Fale sobre o que você sente e busque o apoio dos seus entes queridos.
Se você quiser engravidar novamente, discuta com seu médico antes de conceber.
Muitas mulheres têm gravidezes perfeitamente normais, mesmo depois de uma gravidez ectópica.
Certamente, o seu médico fará um ultrassom a partir das primeiras semanas para garantir que sua gravidez está se desenvolvendo normalmente.