AcompanhamentosCulinária

Essa é a melhor receita de batata no forno que já preparei

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio.

Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização.

Ingredientes da receita de batata no forno

  • 1 colher (café) de noz-moscada
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 500ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • alho poró cortado em pedaços e deixado de molho em água por 15 minutos (a gosto)
  • 5 batatas médias com casca
  • 1 colher (sopa) de óleo de soja + um fio
  • muçarela (a gosto)
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 300g presunto fatiado
  • uma pitada de orégano

Modo de preparo da receita de batata no forno

Essa é a melhor receita de batata no forno que já preparei

Em uma panela grande, coloque as batatas lavadas sem descascar, cubra com água e leve ao fogo. Tampe a panela e deixe as batatas cozinharem.

Nesse meio tempo, em que as batatas cozinham, pique as fatias de presunto em quadradinhos, aqueça uma panela com óleo e frite o presunto até dourar, acrescentando depois a cebola em rodelas, misturando com uma colher de pau e fritando por mais 5 minutos, até que ambos estejam sequinhos. Deixe reservado num prato.

Dica: para saber se as batatas estão cozidas, espete uma faca, levantando um pouco a batata em cima da panela, se ela cair, está cozida.

Se ainda estiver crua, a faca ficará espetada nela, segurando a batata. Estando cozidas, escorra e descasque as batatas.

Corte as batatas em cubos médios e reserve.

Para o molho bechamel, na mesma panela onde fritou o presunto e a cebola, acrescente um fio de óleo, aqueça e junte a manteiga.

Quando a manteiga derreter, ponha a farinha, mexa bem com uma colher de pau para fritar e dourar a farinha. Adicione o leite aos poucos, mexendo com um fouet para desfazer as pelotas.

Quando formar um creme fino e ralo, ainda no fogo, tempere com noz-moscada e junte o queijo parmesão ralado, mexendo para derreter e cozinhando em fogo alto por 5 minutos, misturando sem parar. Prove e acerte o sal, se necessário.

Para a montagem do prato, pegue um refratário de vidro, adicione molho bechamel no fundo, coloque toda a batata, acrescente o alho poró no meio das batatas e espalhe a calabresa com cebola por cima.

Cubra tudo com o restante do molho bechamel.

Pique umas 4 fatias de muçarela e distribua por cima do molho, finalizando com orégano a gosto.

Leve ao forno pré-aquecido a 180°C para gratinar por cerca de 10-15 minutos.

Retire, aguarde amornar um pouco, sirva e saboreie sua irresistível batata no forno!

Obs.: você pode substituir o presunto, se desejar, por peito de peru, calabresa ou o que tiver em casa. Se quiser, também pode adicionar um pouco mais de leite no molho bechamel, pois ele engrossa facilmente, ficando parado, ou, se preferir, uma caixinha de creme de leite, com ele já pronto, misturando.

Gostou da de receita de batata no forno? COMPARTILHE com seus familiares e amigos!!

LER MATERIA COMPLETA...
- jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend