Derrick Byrd, de 20 anos, sofreu queimaduras de segundo, terceiro e quarto graus ao resgatar a sobrinha Mercedes, de 8 anos, de um incêndio em Aberdeen, no estado de Washington. O fogo atingiu a casa da família e deixou prejuízos de quase R$ 1 milhão.
No momento do incêndio, Kayla, irmã de Derrick, estava no segundo andar com os três filhos. Dois deles, Júnior, de 6 anos, e Rory, de 4, conseguiram pular pela janela para escapar das chamas.
Mercedes, assustada, recuou e voltou para dentro do imóvel. Derrick, então, decidiu entrar para buscá-la.
“Ela estava gritando o meu nome, eu não ia simplesmente deixar minha sobrinha morrer. Voltei correndo, subi as escadas, passei pelo fogo e o senti me queimando”, contou à CNN.
“Não me importo se eu estava queimando. Só queria ter certeza de que a tinha tirado”, acrescentou.
Para protegê-la da fumaça, Derrick envolveu a camiseta no rosto da menina, mas acabou expondo as próprias costas ao fogo.
As lesões foram graves, mas ele afirma que faria tudo novamente. “Eu passo a maior parte dos meus dias de folga com minhas sobrinhas e sobrinhos. Mercedes já é a menina do tio”, declarou.
A mãe das crianças também se feriu durante a fuga, mas todos ficaram bem após o resgate. A Polícia de Aberdeen informou que o incêndio destruiu grande parte da casa e dos pertences da família.
Vizinhos iniciaram uma campanha para arrecadar alimentos, roupas e brinquedos para apoiar a recuperação dos Byrd.