Dieta/ Emagrecer

Dieta VLCD: entenda como funciona

Você já ouviu falar da dieta VLCD? Essa dieta é conhecida por reduzir a ingestão de carboidratos e fazer o corpo passar a queimar a gordura como fonte de energia.

A sigla VLCD em inglês significa Very Low Calorie Diet, que traduzido para o português significa Dieta Muito Baixa em Calorias. Como o nome já diz, visa um consumo menor de calorias.

Para reduzir esse número de calorias, é retirado do cardápio do paciente alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, e introduzindo alimentos ricos em proteínas, como a carne vermelha ou a soja, por exemplo.

Mas é importante lembrar que não é recomendado que uma pessoa passe a substituir as refeições normais apenas por proteínas, sem o devido acompanhamento médico.

Isso porque dietas hiperproteicas reduzem o fornecimento de calorias para o nosso organismo, mas em contrapartida aumentam a ingestão de proteínas – o que feito de forma excessiva e sem acompanhamento pode sobrecarregar o metabolismo – podendo prejudicar o fígado e os rins.

É necessário que o paciente siga as determinações de seu endocrinologista, para que além de perder peso, ele tenha uma alimentação saudável, que forneça vitaminas, proteínas, sais minerais, ácidos graxos e micronutrientes importantes para a manutenção da saúde.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via
Send this to a friend