Jardinagem

Como Plantar Cenoura em Casa

Aprenda como plantar cenoura em casa ou em jardineiras. Um dos legumes mais populares e versáteis crescendo e sendo colhida na sua horta caseira, sem mistério.

Nome botânico: Daucus carota L. subsp. sativus
Nome popular: cenoura
Angiospermae – Família Apiaceae
Origem: Europa

Descrição

Herbácea anual ou bianual, com vegetação de raiz tuberosa de cor laranja. Apresenta folhas compostas, finamente pinadas entre 10 e 25 cm de altura, reunidas numa roseta na base da planta.

A raiz pode atingir 14 a 22 cm de comprimento, variando conforme o cultivar. Tem a pele e a parte interna na cor alaranjada, sendo o interior com textura crocante.

Produz flores brancas a arroxeadas numa inflorescência tipo umbela que surgem no segundo ano de cultivo. As sementes são bem pequenas, sendo que conforme o cultivar uma grama poderá conter mais de 800 unidades.

É cultivada no mundo inteiro, sendo que o Brasil é o quinto na produção mundial e o sétimo na exportação. Os estados de maiores produções são Minas Gerais e São Paulo. A cenoura pode ser cultivada em todo o país.

Como Plantar Cenoura em Casa : Clima Ideal

A cenoura é uma das hortaliças mais consumidas nas refeições do país, e é produzida em grandes lavouras. Mas é possível plantar cenoura em casa, em canteiros, jardineiras ou vasos.

como plantar cenoura

Sua folhagem é bonita e poderá ser plantada em canteiros no jardim e horta. Para o plantio da cenoura, necessitamos de local com sol e clima ameno.

Temperaturas entre 10 e 150C propiciam boa formação de raízes e coloração intensa. Em temperaturas acima de 21 0C as raízes que se desenvolvem são menores e com pobre coloração.

E, quando a temperatura é baixa aliada a luminosidade mais intensa a planta é induzida ao florescimento. Isto ocorre inclusive nos cultivares desenvolvidos para regiões mais tropicais.

Solo Ideal no Cultivo da Cenoura

O tipo de solo ideal para a cultura da cenoura é o de textura média, com níveis de nutrientes e elementos orgânicos adequados à cultura.

O pH ideal é 6,0. Em lavouras é recomendada a análise de solos e a correção adequada para acidez e nível de nutrientes.

No cultivo doméstico da cenoura, podemos optar por adicionar ao solo do canteiro uma mistura de composto orgânico o quanto seja necessário.

Mais adubo de aves ou gado, cerca de 150 g /m2 , adubo granulado NPK formulação 4-14-08 e húmus de minhoca, cerca de 100 g /m2, incorporado ao solo do canteiro.

Para vasos, realizar a mistura no carrinho de mão ou sobre uma lona no chão.

Como Plantar Cenoura em Casa : Semeadura e Germinação

como plantar cenouraA semeadura é direta, na profundidade de 1 cm. Procurar espaçar 20 x 5 cm entre sementes na linha e entre linhas desencontradas. Cobrir com areia seca.

Após, regar com regador de jato bem fino para não descobrir as sementes. A germinação ocorre entre 7 até 14 dias, não variando muito entre os cultivares.

Após o crescimento inicial poderá ser feito o desbaste se houver muitas plantas juntas, deixando 10 cm entre elas.
Isto irá permitir o bom desenvolvimento da raiz.

A época de semeadura é outubro a março para os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De setembro a março para São Paulo e Minas Gerais e qualquer época do ano para o restante das regiões do país.

Dentre as doenças mais comuns temos os nematoides formadores de galhas. Umidade relativa do ar mais alta e temperaturas mais altas propiciam o surgimento de doenças de folhas durante o crescimento da folhagem.

Os Diferentes Cultivares na Hora de Comprar as Sementes

A cenoura tem sido objeto de estudo por parte de pesquisadores da Embrapa Hortaliças e de outras companhias especializadas na produção de sementes.

Nas agropecuárias é possível encontrar sementes de diversos cultivares, entre eles citamos alguns:

  • Brasília: raiz cilíndrica de 15 a 22 cm, ciclo de 90 a 100 dias, para climas amenos a quentes. É resistente a queima da folhagem e tolerante à presença de nematoides.
  • Alvorada: raiz cilíndrica de 15 a 20 cm, ciclo de 100 a 105 dias e resistente à queima de folhas. Ideal para lugares mais quentes do país.
  • Nantes: raiz cilíndrica de 13 a 15 cm, ciclo de 90 a 110 dias e de clima mais frio.
  • Tropical: raiz cônica de 20 a 25 cm, ciclo de 80 a 90 dias e clima ameno a quente.

Propriedades Medicinais da Cenoura

A cenoura é conhecida desde a Antiguidade, sempre foi considerada ótimo alimento e com propriedades nutricionais e medicinais.

Pode ser usada para problemas de cistite, cálculos renais, como antisséptica e para flatulência. É excelente fonte de vitamina A, considerada ótima para a visão.

Pode também ser usada na forma de cataplasma para problema de pele e queimaduras. Contém betacaroteno, licopeno, lecitina, glicose, sais minerais, entre outros elementos.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

COMENTÁRIOS:
Botão Voltar ao topo
Share via
Send this to a friend