CasaProdutos Caseiros

Como fazer um ambientador caseiro

Sabia que fazer um ambientador caseiro pode ser mais fácil e barato do que você imagina?

Deixar a sua casa, ou qualquer que seja o ambiente, com aquele cheirinho agradável, não é uma tarefa lá das mais difíceis.

Os ambientadores são ótimas soluções para tal, ainda mais quando estes podem ser feitos de forma caseira.

A partir de ingredientes de acesso facilitado, é possível fazer diversas essências para ambientadores caseiros. Para quem quer economizar dinheiro do orçamento doméstico, essas dicas são bastantes válidas.

Seu ambientador caseiro pode também ser bastante providencial para a promoção do bem-estar, já que a mistura de certos ingredientes, tais como óleos essenciais, pode ser vantajosa para a saúde.

Como fazer um ambientador caseiro

A partir de algumas dicas e ingredientes simples, é possível fazer um aromatizador caseiro. Além de prestar atenção nos ingredientes, ficar atento ao modo de preparo da receita também é imprescindível.

Aromatizador base

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio;
  • Essência aromática da sua preferência.

Modo de preparo

Para fazer a receita, você vai precisar de um pulverizador para ambientes. Coloque a quantidade de água indicada na receita, ou até um pouco mais, segundo a capacidade do pulverizador que você está utilizando.

O passo seguinte é colocar as duas colheres de bicarbonato de sódio. Agite bem até que os dois ingredientes estejam bem misturados. Logo depois, coloque algumas gotas da essência da sua preferência. Misture novamente.

Na hora de aplicar, basta escolher alguns pontos e pulverizar a mistura. Uma dica que ajuda a fazer com que o aroma demore mais no ambiente é pegar alguns chumaços de algodão e colocar um pouco do aromatizador.

Deixe em alguns pontos estratégicos, tais como vasos e outros objetos que impeça o contato direto com os móveis.

Aromatizador de limão

Para fazer um ambientador caseiro de limão você vai precisar da essência e da casca dessa fruta

Ingredientes

  • Casca de um limão;
  • Álcool de 96º (do que se usa para desinfetar feridas);
  • 10 gotas de óleo essencial de limão;
  • Um pouco de água;
  • Um frasco de vidro pequeno;
  • Palitos de churrasco ou de bambu.

Modo de preparo

Pegue a casca do limão e coloque em um pote de vidro, o mesmo que você vai usar para armazená-lo. Pegue como referência a medida do pote e coloque três quartos de álcool e complete com água.

Feito isso, o passo seguinte vem com a colocação do óleo essencial de limão. Misture tudo no próprio recipiente. Para facilitar essa fase do preparo, o ideal é que você não encha o recipiente de água até a borda.

Caso você queira incrementar o seu aromatizador com outros cheiros, também pode usar outros óleos essenciais, a exemplo de alecrim, hortelã e manjericão. Por fim é só cortar palitos de churrasco e colocá-los no frasco aromatizador.

Aromatizador de laranja, gengibre e essência de amêndoa

Um ambientador caseiro de laranja, além do cheiro agradável, traz uma composição bonita para a casa

Para agregar mais aroma ao ambientador de laranja combine com o gengibre (Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 200 ml de água;
  • 1 laranja;
  • 1 limão;
  • Um pedaço de gengibre;
  • Essência de limão.

Modo de preparo

Pegue o frasco de vidro e coloque a água. Logo depois, coloque algumas gotas da essência de limão. Misture bem e reserve. Corte a laranja e o limão em rodelas. Faça o mesmo com o gengibre.

Coloque as frutas cortadas no frasco, depois, pegue palitos de churrasco e coloque na frasco. Também você pode deixar o pote aberto, sem a necessidade de colocar palitos de madeira.

Como fazer o pote para o aromatizador

Quem tem habilidade com o artesanato, certamente já deve ter visto muitas possibilidades para acondicionar o ambientador feito em casa. Aquele capricho especial das embalagens agrega aos ambientes um charme a mais.

Em alguns armarinhos ou lojas especializadas, você consegue encontrar frascos próprio de diversos formatos. Além do mais, você pode investir na compra de fitas coloridas, pequenos arranjos de flores e até pratinhos decorativos.

O banheiro é o local ideal para exalar toda essa criatividade para com os aromatizadores. Já no cantinho do quarto e sala, você também pode preparar uma apresentação especial que esteja conivente com a sua decoração.

Qual a essência indicada para os ambientes

Um ambientador caseiro precisa combinar com o ambiente em que vai ficar exposto

Na hora de escolher aquele cheiro que vai inundar todo o seu ambiente, vale a pena prestar um pouco de atenção na finalidade que você deseja atingir.

-Quarto: um aroma relaxante vai bem. Para isso, investir no poder natural apresentado por certas ervas é uma boa solução. Nesse caso, você pode usar um óleo essencial de camomila.

Banheiro: para quem quer prolongar aquela sensação de limpeza no banheiro, invista nas essências cítricas, tais como limão e laranja. Para quem quer obter frescor para o ambiente, basta usar a hortelã e o eucalipto.

Sala: o aroma de jasmim, hortênsia e lavanda são bem agradáveis. Essas essências passam a sensação de acolhimento e ainda deixam as pessoas bem a vontade no ambiente.

Home Office: se a ideia é manter a concentração e favorecer o desempenho no trabalho, o aroma mais indicado para esses espaços é o de canela.

Botão Voltar ao topo
Share via
error: Content is protected !!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend