BolosCulinária

Bolo de tapioca caseiro delicioso

A tapioca é um ingrediente muito versátil, tanto para a culinária salgada quanto para a doce. Atreva-se a experimentar este bolo de tapioca.

O bolo de tapioca é uma sobremesa tradicional brasileira que pode ser encontrada em múltiplas variantes: com coco, leite condensado, cacau, como bolo, pudim ou cuscuz, todas variações de um ingrediente muito antigo e fundamental dos trópicos americanos, hoje presente em todo o mundo .mundo.

Tapioca, farinha de mandioca ou fécula de mandioca, é um derivado da mandioca ou mandioca ( Manihot esculenta).

Esta planta foi uma das primeiras culturas domesticadas nas Américas , há cerca de 4.000 anos, e tem pelo menos dois centros de origem: a Guatemala, onde desempenhou um papel muito importante nas culturas mesoamericanas.

E também o centro da América do Sul, numa região onde convergem Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia, e de onde se espalhou para o resto da América tropical, incluindo o Caribe.

A tapioca é um produto tão versátil que com ela você pode fazer desde casabe (pão de mandioca) até plásticos biodegradáveis ​​e biocombustíveis e insumos para perfuração de poços de petróleo. Ironicamente, atualmente a maior produção de mandioca ou mandioca encontra-se na África (sendo a Nigéria o principal produtor), seguida pela Ásia (onde se destaca a Tailândia) e depois pela América (sendo o Brasil o quinto maior produtor mundial deste tubérculo).

Nesta receita de bolo de tapioca, outro ingrediente tradicional da gastronomia brasileira participa: coco, ao leite e ralado.

Ingredientes:

  • 200 gramas de tapioca granulada (também chamada de tapioca tipo II)
  • ½ litro de leite
  • 200ml de leite de coco
  • 250 gramas de açúcar
  • 100 gramas de coco ralado
  • 3 ovos
  • 1 colher de manteiga

Como preparar o bolo de tapioca:

  1. Misture a tapioca com o coco ralado em uma tigela . Adicione o leite de vaca e o leite de coco e misture novamente. Deixe descansar por três horas, mexendo uma vez a cada hora, para hidratar a tapioca granulada.
  2. Separe as claras das gemas , depois bata as claras em uma tigela até ficarem firmes, e adicione as gemas aos poucos, espaçadas, até formar um creme bem liso. Adicione uma pitada de sal ou limão às claras.
  3. Adicione o açúcar e a manteiga ao creme (você pode substituí-lo por óleo de coco ou margarina) e continue batendo por alguns minutos.
  4. Adicione a tapioca hidratada com moderação e misturando delicadamente, para não perder a textura das claras.
  5. Forre uma forma previamente untada com papel vegetal, despeje a mistura e leve ao forno a 180° por 40 minutos, ou até que a superfície do bolo de tapioca fique dourada.

Convidamos você a preparar este clássico bolo de tapioca, fácil de preparar e perfeito para fazer parte de lanches e reuniões. Assim você terá uma deliciosa sobremesa da gastronomia brasileira em seu repertório, tem coragem de cozinhar?

LER MATERIA COMPLETA...
- jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend