O orégano oferece muitos benefícios para a saúde e na culinária ele proporciona mais sabor aos alimentos.
É uma erva usada bastante na medicina alternativa e aqui você vai conhecer os benefícios do orégano, além de uma receita para utilizá-lo.
Lista de benefícios do orégano
O orégano garante maior sabor aos alimentos, proporcionando muitos nutrientes e levando vários benefícios para quem o consome. As folhas da erva possuem sabor mais forte se estiverem secas.
Ela contém terpeno, linalol, pineno, terpineno, polifenóis, vitaminas A, C, K e complexo B, ômega 3, minerais e borneol. Veja o que o orégano faz para a sua saúde:
– Previne a gripe
O orégano fortalece o sistema imunológico, combatendo infecções virais. Para aproveitar os seus benefícios, assim que os sintomas da gripe surgirem, misture seis gotas de óleo de orégano com água e tome antes das principais refeições, por cinco dias.
– Ossos
O orégano possui quantidades suficientes de cálcio, manganês e ferro para manter a boa saúde dos ossos.
– Desintoxicação do corpo
O orégano possui forte fonte de vários nutrientes, como a vitamina K, ferro, manganês e cálcio, além de fibras e outros. Por isso, ele desintoxica o corpo.
– Coração
Rico em potássio, o orégano ajuda no controle da pressão arterial elevada e também a desacelerar os batimentos cardíacos. E por conter antioxidantes e ômega 3, diminuem inflamações e previnem doenças do coração.
– Antibacteriano
O orégano possui propriedades antibacterianas, já que contem carvacrol e timol. Estes atuam no combate a uma vasta gama de bactérias que afetam o intestino e a pele.
Ele também pode aumentar as células brancas e acelerar o metabolismo, colaborando assim com a recuperação de doenças.
– Fonte de antioxidantes
Rico em flavonóides antioxidantes fenólicos, o orégano também é uma das fontes vegetais que oferecem maiores atividades antioxidantes. Com isso, atua na proteção contra os radicais livres.
– Menstruação
O orégano ajuda a regular o ciclo menstrual e a diminuir as dores causadas por cólicas. Além disso, previne a menopausa precoce.
– Sistema digestivo
O orégano produz enzimas digestivas, atuando no sistema digestivo também por meio de substâncias como linalol, cimeno, tanino e cervacol. Assim, previne contra gases e cólicas intestinais.
– Ação antifúngica
Ele combate os fungos, como a cândida, por exemplo. Isso porque tem ação antifúngica, inibindo o crescimento de fungos por meio do carvacrol, uma substância ativa no orégano.
– Sistema imunológico
Ele atua em favor do sistema imunológico por conter timol, colaborando assim, para a boa saúde das pessoas.
Receita natural com orégano
Você pode aproveitar os benefícios que o orégano oferece, fazendo um chá delicioso. Confira a receita.
Você vai precisar de:
- 01 xícara de água
- 02 colheres de folhas frescas de orégano
Para o preparo, você:
Coloque a água em uma leiteira e leve ao fogo até levantar fervura. Adicione as folhas frescas de orégano no fundo da xícara e coloque a água quente.
Cubra e xícara e deixe descansar por cinco minutos. Coe e beba. Agora é só aproveitar os benefícios do orégano.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link