Alimentos ricos em ferro: Quando a ideia é cuidar da saúde sabemos o quanto a alimentação é um fator importante.
Afinal, é por meio de uma alimentação balanceada que obtemos os nutrientes necessários para garantir o bom funcionamento do organismo. E o ferro é um fator muito importante nesse quesito.
O nutriente é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos, transporte de oxigênio no organismo, manutenção das defesas do corpo, produção e manutenção de importantes neurotransmissores cerebrais.
Sua falta provoca sintomas como cansaço extremo, dificuldade em manter a concentração, queda de cabelo ou fios quebradiços, infecções frequentes devido a baixa imunidade, entre outros. Ou seja: estamos falando em algo fundamental para manter a saúde em dia.
Quais os alimentos ricos em ferro
Quer conferir uma lista de alimentos ricos em ferro? Então chegou a hora:
Vegetais verdes
Vegetais como espinafre, couve, rúcula, brócolis e agrião são fontes excelentes de ferro. Para completar ainda são ricas em vitamina A e antioxidantes.
Oleaginosas
Alimentos como avelã, pistache, amêndoas, castanha do pará e castanha de caju são boas fontes de ferro, proteínas, vitamina E, zinco, maganês e selênio. Mas vale lembrar que, por serem ricos em gordura, devem ser consumidos com moderação.
Feijão
Super popular no prato do brasileiro, o feijão é um bom exemplo de alimento rico em ferro. Além disso também apresenta uma boa quantidade de fibras. O problema é que o excesso no consumo do feijão pode render alguns incômodos, como gases, por exemplo.
Tofu
Alimento a base de soja, o tofu é uma fonte e tanto de ferro além de proteína vegetal. Também uma boa aquisição para o seu cardápio habitual.
Peixe
Atum, sardinha e salmão são ótimas fontes do nutriente. Além disso também são capazes de reduzir o risco de doenças do coração, declínio dos processos cognitivos e também o risco de depressão.
Fígado bovino
Esse aqui nem todo mundo gosta, mas quer saber? Ele é rico tanto em ferro quanto em outros nutrientes como vitaminas A, B12, B5, B6 e C, ácido fólico, selênio, cobre, zinco e riboflavina. O problema é que ele deve ser consumido com moderação uma vez que também apresenta grande quantidade de gorduras saturadas e alto grau de colesterol.
Você pode gostar também:
Lista grande, não é mesmo? Mas ela não termina aqui. Existem vários outros alimentos ricos em ferro que valem a pena incluir no cardápio.
Mas também é preciso lembrar que o excesso desse nutriente pode ser problemático para a saúde, portanto é preciso consumi-lo dentro da quantidade diária recomendada, que é de 14 mg para adultos conforme indicado pela Anvisa.
Já nos Estados Unidos, a recomendação para mulheres adultas é de 18mg consumidos diariamente, enquanto para grávidas essa quantidade passa a ser de 27mg.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link