SaúdeExercícios

6 técnicas para manter a postura da coluna

Passamos varias horas sentados diante do computador ou de pé devido ao trabalho, e isso faz com que a coluna nunca fique reta. Manter a postura é vital para cuidar da saúde das costas e evitar dores ou contraturas (tão habituais atualmente).

Neste artigo falaremos sobre algumas técnicas para manter a postura adequada. Confira!

Como influencia a postura da coluna?

Basicamente, em tudo. A coluna é nossa sustentação e é muito importante cuidar dela. Uma má postura traz como consequência graves problemas, até mesmo irreversíveis.

para citar alguns exemplos: hérnias de disco e fatiga crônica. Mas as doenças causadas por não sentarmos, andarmos ou sentarmos direito, são mais comuns.

Nas mulheres é muito frequente o mau alinhamento da cintura. Por que isso acontece? Porque quando estão em repouso colocam todo o peso do corpo em uma das pernas. O uso de salto alto ou carregar bolsas muito pesadas em um mesmo ombro são hábitos que podem acentuar o problema.

A má postura é cada vez mais “normal” devido ao tipo de trabalho que a maioria das pessoas tem, somado ao sobrepeso, o sedentarismo e o uso excessivo de aparelhos tecnológicos (celulares, tablets ou notbooks).

Abaixar a cabeça para enviar uma mensagem ou checar o email e as redes sociais faz com que nossa coluna se encurve e o corpo se incline para frente.

Você sabia que essa é uma das razões pelas quais sentimos dores na cervical?

Como deve ser a postura ideal?

Algumas pessoas focam apenas em como colocam as costas e os ombros enquanto estão praticando exercícios.

Porém, é preciso prestar atenção na postura em todo momento e lugar: quando estamos na fila do supermercado, quando nos sentamos para esperar o ônibus ou enquanto assistimos televisão em casa.

A seguir, confira as situações pelas quais todos passamos e nas quais que não costumamos prestar atenção na postura:

Ao nos sentarmos

A base dos pés precisa estar bem apoiada no chão, as costas retas e os ombros para baixo e para trás.

Se cruzar as penas (algo que as mulheres fazem com frequência) você pode interromper a circulação sanguínea e desenvolver inchaço ou cansaço.

Quando estamos de pé

Os joelhos um pouco flexionados, o peito aberto para que os músculos abdominais se expandam e permitam que respiremos corretamente e o peso repartido entre ambas as pernas.

Ao andar

O pescoço e a cabeça se mantêm erguidos, não se olha para o chão para não prejudicar a cervical.

É preciso pisar primeiro com o calcanhar e depois com a ponta do pé.

Ao dormir

A melhor postura para descansar é de lado e com as pernas flexionadas. 

Desta maneira a coluna se mantém alinhada. Além disso, é importante ter um colchão e uma almofada de qualidade (substituí-los periodicamente também é vital).

Ao dirigir

A boa postura no carro é necessária para o bem da coluna e também para a segurança.

Se você sofrer um impacto (uma batida, por exemplo) há menos possibilidades de sofrer lesões

. Para isso, deixe as costas apoiadas contra o assento e a nuca no encosto para a cabeça. Ajuste o assento de forma que você consiga tocar os pedais sem problemas e não tenha que se curvar para frente.

Como melhorar a postura?

Existem diversas técnicas que podem ajudar a manter as costas retas em qualquer momento do dia.

No começo será mais difícil se lembrar de que você “precisa sentar direito” e inclusive a coluna e os músculos ficarão doendo um pouco por não estarem acostumados. Porém, os benefícios serão maiores do que os incômodos.

Algumas opções eficazes são:

Pense que uma corda o sustenta

Isso costuma ser ensinado em aulas de ioga ou de pilates. Você precisa imaginar que uma corda “sai” de sua cabeça e puxa em direção ao teto, assim, consegue manter a postura.

Coloque uma cinta nas costas

Para isso você deve pedir a ajuda de alguém.

Com uma cinta você deve fazer um X nas costas, começando pelo ombro direito, passando pelo quadril esquerdo, dobrando pela cintura, passando pelo quadril direito e terminando no ombro esquerdo.

Isso ajudará a manter sua postura. É importante que ao colocar a cinta você coloque os ombros para trás.

Colocar um livro na cabeça

É uma técnica que se usava há muito tempo para ensinar às meninas a maneira correta de andar.

A ideia é que você mantenha a cabeça e o pescoço retos e não olhe para baixo. Também serve para que os ombros não fiquem caídos.

Preste atenção nas panturrilhas

A postura não é só da coluna, mas também do corpo. As pernas devem sustentar todo o peso e as panturrilhas são as que fazem mais esforço para isso.

Sente-se no chão, estique as pernas e abaixe o tronco até conseguir tocar a ponta dos pés com as mãos.

Isso serve para esticar bem as costas, os ombros e o pescoço, além de fortalecer os músculos abdominais e as panturrilhas!

Faça descansos

Se você trabalhar o dia todo sentado, levante-se de vez em quando ou, faça o contrário se você passar muitas horas em pé. 

Quando estiver parado, dê algumas voltas ao redor do escritório, movimente os braços, levante os ombros e gire os quadris.

Quando estiver sentado, coloque as pernas para cima, mantenha as costas retas e os ombros relaxados.

Olhe-se no espelho

Uma boa maneira de saber se estamos cumprindo com uma boa postura é nos observarmos.

Em frente ao espelho, alinhe o corpo e analise a postura.

 Assim, quando estiver do outro lado poderá se dar conta do quão reta estão suas costas.

LER MATERIA COMPLETA...

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend