Desde o início da puberdade a mulher passa a lidar com a menstruação, porém, apesar da regularidade e da naturalidade que vêm ao longo dos anos, o fato pode gerar dúvida até entre mulheres maduras, pois ela sofre alterações e, em alguns casos, a mudanças podem indicar problemas de saúde.
1. Menstruação prolongada: um sangramento que ultrapassa oito dias, recebe o nome de hipermenorreia e, por provocar perda excessiva de sangue, pode provocar até anemia.
Descontrole hormonal e doenças no útero são apenas algumas das causas da menstruação longa demais, que deve ser levada ao ginecologista.
2. Corrimento marrom: a coloração escura que dura muitos dias após a menstruação pode ser sinal de algum problema na região íntima e, portanto, um médico deve ser consultado para identificar possíveis causas e os tratamentos adequados para a condição.
3. Odor forte: cheiro desagradável e intenso ou diferente do normal durante a menstruação também precisa ser avaliado, pois pode ser indício de uma simples infecção até uma doença ginecológica mais grave.
4. Cólicas menstruais: não é preciso se preocupar se elas surgem de forma leve, mas se aparecem de maneira intensa e persistente, atrapalhando o dia a dia da mulher, e for acompanhada de um aumento progressivo no incômodo, pode ser sinal de endometriose e um ginecologista deve ser consultado.
5. Alteração no ciclo menstrual: em média, o período normal dura 28 dias, mas se você nota mudança muito grande, deve consultar um profissional da saúde.
Através de exames será possível descobrir a causa do problema, que pode ser desde a síndrome dos ovários policísticos até doenças na tireoide, pólipos endometriais e miomas.