A juíza Perla Saliba Brito, determinou que a empresa Vale S.A. proceda de imediato à contratação ou ao fornecimento de equipe capacitada.
Além de medicamentos, alimentos, maquinários e todo e qualquer meio adequado ao resgate. Também acolhimento e tratamento dos animais agonizantes na lama da barragem.
Em caso de descumprimento, a magistrada definiu multa diária de R$ 50 mil. Além de incursão no crime de desobediência.
Mas a juíza enfatizou que essa ação não deve, em hipótese alguma, prejudicar a atuação dos bombeiros no resgate das vítimas humanas.
O pedido foi formalizado pelo deputado estadual de Minas Gerais, Noraldino Lúcio Dias Júnior. Pois ele afirmou que as atividades inerentes ao salvamento dos animais não têm sido realizadas devido à falta de apoio da empresa causadora do dano.
Uma das preocupações do parlamentar é a questão sanitária. Porque há risco de doenças por meio de contaminação decorrente dos animais mortos.
Além da tentativa de salvar os animais que ainda estão com vida. Muitos deles pertencentes a agricultores que viviam às margens do rio Paraopeba e imediações.
Veja abaixo na íntegra a nota da Vale
“Cerca de 50 profissionais trabalham incansavelmente no resgate da fauna local nas duas margens do rio Paraopeba, após rompimento da Barragem I, em Brumadinho (MG). Até o momento, já foram resgatados 26 animais domésticos. A força-tarefa é formada por veterinários, biólogos e auxiliares, contando com voluntários, consultorias e funcionários Vale.
A ação é coordenada pela equipe de biólogos Vale em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária, sendo que este mobilizou voluntários para auxiliarem nas ações de resgate. E no atendimento nos centros de tratamento veterinário montados para o atendimento, onde estão sendo acolhidos os animais resgatados.
Clique aqui para baixar o vídeo com depoimento de Rafael Rezende Silva, analista de meio ambiente da Vale.
Além desses centros, a ação conta com uma unidade de atendimento móvel. Que está sendo utilizada para dar os primeiros atendimentos aos animais resgatados.
Caso alguém tenha informações sobre animais em situação de risco e resgatados a Vale incentiva que a população utilize o 0800 285 7000 ou ligue para o Corpo de Bombeiros.
Todas as informações estão sendo atualizadas em vale.com/brumadinho”.
Fonte: BHAZ
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link