Você provavelmente conhece o sentimento de estar acordado de noite, preocupado com algum problema que pesaem sua mente.
Mas e se isso acontecertodasas noites? E se você estiver tão preocupado que teimpededepensar de forma eficaz?
Se essa situação separecer familiar para você,pode estar sofrendo de umtranstornode ansiedade.
De acordo com a Aliança Nacional de Doenças Mentais, os distúrbios de ansiedade são caracterizados por “medo persistente e excessivo ou preocupação em situações que não são ameaçadoras”.
Aqui estão alguns dos principais sinais que podem indicar que você tem um distúrbio de ansiedade:
Você não pode deixar de se preocupar.
Você passa horas, às vezes dias, fixado em situações que o enchem de medo e angústia. E o pior de tudo, essas situações geralmente não são realistas ou estão completamente fora do seu controle. Se você se encontra preso em um padrão de pensamento irracional e irritado, você pode estar sofrendo de distúrbio de ansiedade generalizada (TAG).
Você não consegue se concentrar.
Por causa de sua preocupação constante, você tem dificuldade em concentrar sua atenção em uma determinada tarefa. A qualidade do seu trabalho pode estar escorregando, ou você não consegue manter uma conversacomseus amigos. Toda a sua energia mental e sua atenção se centram em torno desses medos improdutivos e ilógicos, roubando você de uma vida bem-redondeada e cumprindo.
Você não conseguedormir.
Você passa suas noitesrolandona cama, incapaz dedesligarseu cérebro. Mesmo quando você está exausto, o sono foge. Embora todos nós vivamos noites sem dormir de vez em quando, um padrão regular de problemas de sono pode ser um sinal de que você estálidandocom ansiedade. Por outro lado, os distúrbios de ansiedade existentes podem ser exacerbados, ou às vezes até desencadeados, pela insônia crônica.
Você tem problemas de estômago.
Se você sofre dediarreia, constipação ou refluxo ácido, e seus médicos não conseguem encontrar uma causa física para seus sintomas, é possível que o culpado seja umtranstornode ansiedade. As pessoas comsíndromedointestino irritável(SII) muitas vezes também lutam com a ansiedade, e enquanto não há uma cura conhecida para SII, a psicoterapia é recomendada como o principal método de tratamento para pacientes que também apresentam outros sinais de transtorno de ansiedade.
Você tem ataques de pânico.
Seucoraçãoacelera, o suor escorre das palmas da mão, você se encontra lutando para respirar. Os ataques de pânico são aterradores e, embora passem em minutos, esses são alguns dos minutos mais longosdesua vida. Os ataques de pânico recorrentes podem deixar você se sentindo desesperado e assustado, mas eles também podem ser um sinal de que você tem um transtorno de ansiedade – e a boa notícia é que é altamente tratável.
Você está aterrorizado de ser julgado.
Ninguém gosta de ser rejeitado, mas se seu medo de ser julgado por outros é constante,impedindo você de participardeeventossociais. Você pode ter um tipo de transtorno de ansiedadechamadofobia social. As pessoas que sofrem desta condição estão ansiosas por estarem com outras pessoas, o que, em última análise, prejudica sua capacidade de formar relacionamentos e pode até dificultar as interações simples e necessárias nos espaços públicos.
Você está sempre com um mau humor.
Você se encontra regularmente reagindo excessivamente a inconvenientes menores, ou voando fora no pescoçodequalquer um, sem motivo. Lidar com a ansiedade constante causa muito estresse na mente e no corpo, o que pode causar irritabilidadecrônicae hostilidade. Você também pode ter manifestações físicas de raiva, como tensão muscular e contração.
Você sente que está perdendo a vida.
Você está constantemente evitando situações que podem desencadear sua ansiedade. Férias, festas, oportunidades profissionais: você os abandona por causadeseus medos. Você vê outras pessoas vivendo vidas sem preocupações, e você deseja que você possa fazer o mesmo.
AS BOAS NOTÍCIAS? HÁ ESPERANÇA.
Existemclinicascom centros de Tratamento, queoferecem uma variedade de opções de tratamento para transtornos de ansiedade, incluindo terapia em grupo e individual, gerenciamento de medicação, socialização esuportea pares.
Se você acha que está sofrendo de um transtorno de ansiedade,procureumaclínicaespecializadaparapossavoltar a viver sua vida normalmente.