BelezaBem EstarCuidadosSaúde

11 maus hábitos durante o banho e que prejudicam a nossa saúde

Tomar banho faz parte da nossa rotina e não é algo sobre o qual não costumamos pensar muito a respeito.

Aprendemos a fazer isso desde crianças, portanto, é uma dessas coisas automáticas que todos nós fazemos, como escovar os dentes.

Por isso, é difícil imaginar que possamos estar realmente a fazendo algo errado.

Aqui estão alguns exemplos dos maus hábitos mais comuns que as pessoas têm ao tomar banho.

1. Lavar o cabelo todos os dias

Todos queremos ter cabelos limpos e sedosos. Mas a verdade é que lavar o cabelo todos os dias é um grande erro: limpeza demais pode fazer o couro cabeludo secar e deixá-lo irritado.

Então, se o cabelo é fino ou delicado, deve evitar lavá-lo muitas vezes duas vezes por semana é suficiente. Se tem cabelo grosso, os especialistas recomendam lavá-lo apenas uma vez por semana.

2. Tomar banhos demorados ou muitos banhos

Este pode ser um dos maiores prazeres da vida, mas o banho demorado pode remover a umidade natural da pele. Os banhos só devem durar entre 5 e 10 minutos.

Tomar banho mais de uma vez por dia também pode prejudicar a pele. Se sentir a necessidade, seja porque foi à academia ou porque está muito calor, tente tomar o segundo banho o mais rápido possível e não use sabão.

3. Não lavar os pés ou as costas

As áreas difíceis de alcançar são realmente fáceis de ignorar, mas isso é um grande erro. Toda a pele em nosso corpo tem células mortas que precisam ser removidas e nossos pés são particularmente suscetíveis a bactérias e fungos.

4. Não secar a esponja

Se usa uma esponja no chuveiro, as células da pele que lava podem ficar presas nos orifícios e criar um ambiente perfeito para bactérias.

É por isso que é muito importante secar a esponja cuidadosamente após cada banho. Isso também se aplica às toalhas de rosto e tudo o que usa para esfregar o corpo.

5. Passar o hidratante tarde demais

Manter a pele limpa é importante, mas o sabão pode realmente ressecá-la. É por isso que é bom usar um creme hidratante após cada banho.

Mas não espere até que a pele esteja completamente seca, a maioria dos hidratantes deve ser aplicado sobre a pele úmida.

6. Secar o corpo com força

Muitos de nós saímos do chuveiro e nos secamos com muita força, e isso é muito mau para a nossa pele.

A melhor maneira de secar é usando uma toalha macia e pressioná-la no corpo suavemente. Demora um pouco mais, mas vale a pena.

7. Não tomares banho logo depois de fazer exercício

Mesmo que não tenha suado muito durante o treino, ainda é uma boa ideia tomar um banho rápido depois.

Mesmo a pouca transpiração pode reagir com germes e criar odor corporal, horas mais tarde. Um banho rápido sem sabão pode fazer toda a diferença.

8. Só tomar banho com água quente

Embora o banho com água fria não seja tão reconfortante quanto o com água quente, ele tem inúmeras vantagens: estimula a circulação, mantém a pele fresca, dá mais energia e também possui efeitos antidepressivos.

Então, se não aguentar um banho inteiro com água fria, tente aguentar pelo menos 30 segundos no final.

9. Passares condicionador em todo o cabelo

Passar condicionador em todo o cabelo parece ser a coisa certa a fazer, mas pode realmente deixá-los pesados e gordurosos. Se tem cabelos longos, usa apenas o condicionador nas extremidades.

Outro truque é aplicar o condicionador antes de usar shampoo para que o efeito gorduroso do condicionador seja lavado.

10. Enrolar o cabelo longo na toalha

Enrolar o cabelo em uma toalha depois do banho pode danificá-lo. É melhor espremer o excesso de umidade com a toalha em vez de esfregar, o que pode deixá-lo embaraçado.

11. Raspar os pelos debaixo de água

De acordo com especialistas, raspar os pelos no banho pode causar irritação grave a pele. Mas se o fizer, use gel de barbear especial e água morna ou fria.

Então, quantos destes maus hábitos tem? Eu sei que vou fazer algumas mudanças na rotina do meu banho matinal. Experimente e sinta a diferença!

- jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend