Bem Estar

Dicas para perder o medo de dirigir

O medo de dirigir é um mal que chega a atingir mais de 10% dos motoristas, principalmente mulheres entre 30 e 45 anos. Mas apesar dessa fobia parecer incurável, ela pode ser vencida.

Mas muitos não procuram ajuda, segundo a psicóloga Salete Coelho Martins, fundadora da clínica Psicotran, a maioria que procura ajuda são mulheres, “Isso ocorre por dois fatores. Um é que as fobias em geral acometem mais mulheres do que homens.

O outro é porque o homem não mostra essa fobia por conta da chacota, do preconceito. Muitos preferem dizer que gostam de andar a pé, que usam a bicicleta para ajudar o planeta e coisas assim”, diz Salete.

Entre os sintomas que caracterizam o medo de dirigir estão:

  • Sensação intensa de estranheza;
  • Palpitações cardíacas fortes;
  • Sudorese excessiva;
  • Dor no peito;
  • Sensação de desmaio;
  • Secura na garganta;
    Dor de cabeça;
  • Pernas trêmulas;
  • Incapacidade de controlar a respiração;
  • Enjoo;
  • Tontura.

O passo mais importante é aceitar que tem o problema, depois disso é buscar ajuda. Mas separamos algumas dicas que pode fazer você perder o medo de dirigir, confira :

Evite pensar no medo de dirigir

As vezes acabamos pensando demais e acabamos dando forças aos nossos medos, por isso para enfrentar esse medo evite pensamentos negativos.

A ansiedade é um dos maiores problemas da humanidade, e ela que faz você pensar em excesso no seu medo.

Enfrente o medo devagar, mas enfrente

Uma coisa que você pode fazer e começar aos poucos, você pode começar a apenas tirar o carro da garagem, depois de um tempo que se sentir mais confiante de uma volta no quarteirão e assim vá aumentado o trajeto conforme você se sinta mais seguro.

E aos poucos, coloque pequenos obstáculos, como uma paradinha na padaria ou no supermercado, assim você vai aumentando o trajeto.

Durante esse período, evite ruas movimentadas e procure relaxar ao máximo, coloque uma música agradável e que te relaxe, assim você irá se sentir mais confiante.

E uma dica especial é pedir para um amigo ou familiar paciente para que acompanhe nesses trajetos. O incentivo de ter alguém querido do seu lado vai ajudar você a se sentir mais confiante.

Volte para auto escola

Se você não conseguir fazer pequenos trajetos, faça algumas aulas em cursos de direção para habilitados, praticamente toda auto escola tem aulas para habilitados, o que mostra que você não é o único com problema.

Acredite que você pode e vá em frente, mesmo que precise de ajuda de um profissional.

E você já enfrentou isso ? Comente !

LER MATERIA COMPLETA...
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend