CozinhaCulináriaDicasTemperos

Onde e como usar alguns temperos e condimentos

Algumas pessoas preferem pratos sem muito tempero, mais simples mesmo. Mas também existe quem adore temperos diferentes para cada prato e gosta de experimentar novos condimentos em suas receitas.

Os temperos e condimentos dão aquele toque especial aos alimentos. Realçam o sabor e deixam um cheiro incrível na comida! Mas nem sempre sabemos onde e como usar os condimentos corretamente. São tantos tipos diferentes, que na hora de usar sempre bate aquela dúvida.

Por isso, vamos ver algumas dicas:Onde e como usar alguns temperos e condimentos

Açafrão – De cor amarelo alaranjado, serve mais para dar cor do que sabor. Usa-se em arroz, risoto, massas e molhos. Indicado para pessoas que não gostam de palidez nos pratos. Deve-se usar pouca quantidade e amassar bem antes de misturar ao alimento.

Aipo ou salsão – Usa-se sempre fresco em canapés, saladas, ensopados e sopas. Dá um sabor bastante agradável.

Alecrim – É sempre usado fresco em carnes, ensopados, aves, peixes, sopas, omeletes e bolos. Não deve faltar também no bacalhau ao forno.

Cebolinha verde – Deve ser usada fresca, em quase todos os pratos salgados, principalmente em refogados. Dá um sabor especial aos caldos, como o caldo de feijão, mandioca, canjiquinha, etc. 

Coentro – Suas folhas são semelhantes às da salsa, porém um pouco maiores. É indispensável no tempero de pratos à base de peixes, camarões e todos os frutos do mar. Muito usado no Nordeste brasileiro.

Cominho – Pode ser encontrado em sementes ou moído. Seus grãos são usados para perfumar pães, queijo, molho de tomate, etc.

Erva-doce – Usada em pães, bolos e alguns biscoitos caseiros. Não pode faltar em uma boa broa de fubá.

Louro – Fresco ou seco, é usado na preparação de molhos, verduras, ensopados e conservas. Também não pode faltar na feijoada.

Manjericão – Fresco ou seco, é usado para peixes, camarões e ovos. Também é usado em alguns sabores de pizzas.

Menta – Muito usado na cozinha meridional. Ótima para molhos, fritadas, saladas e carnes.

Orégano – Fresco ou seco, é indispensável no preparo de pizzas e muito usado em pratos italianos. Favorece o paladar de tomates e queijos. O cheiro é delicioso!

Pimentas – Muito usadas no Brasil. A pimenta-do-reino é encontrada em grãos (branca ou preta). É usada em pratos fortes. A pimenta malagueta é usada fresca, vermelha ou verde. É usada em pratos picantes, principalmente em pratos baianos. Não deve ser usada em exagero.

Salsa e salsão – São usados sempre frescos, em quase todos os pratos salgados. Combina muito bem com a cebolinha.

Tomilho – Só cresce perto do mar. Fresco ou seco, é usado principalmente para temperar carnes, peixes e aves. Misturado com manteiga derretida é um ótimo molho para derramar sobre frutos do mar grelhados. Também fica bom em pratos com queijo e tomate.

Onde Encontrar os Temperos

A maioria dos temperos e condimentos citados acima são encontrados facilmente em supermercados ou sacolões. Mas caso você tenha dificuldade em encontrá-los, procure em lojas especializadas em produtos naturais. Alguns podem ser plantados em casa facilmente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Share via

You cannot copy content of this page

Adblock detectado

       
Send this to a friend