Dieta/ EmagrecerRemédios CaseirosSaúde

Chá de cominho emagrece e reduz colesterol e triglicerídeos

O cominho é um condimento de origem antiga, desconhecido por muitas pessoas até os dias de hoje.

Possui um sabor exótico, sendo excelente para temperar pratos ou para o preparo de licores.

Falaremos hoje sobre todas as qualidades benéficas do cominho, como redução do colesterol, perda de peso, e até mesmo para a prevenção de doenças como anemia e câncer.

O chá de cominho emagrece? Como preparar?

Reduz o colesterol mesmo?

Tire todas as suas dúvidas e coloque o cominho na sua dieta ainda hoje!

Benefícios do Cominho:

O cominho (Cuminum Cyminum) é conhecido por ser um tempero de sabor bem peculiar.

A planta é utilizada por diversos povos de diferentes culturas para chás, licores ou apenas para dar um sabor interessante aos pratos.

É riquíssimo em fitoesteróis (que dificultam o processo de absorção do colesterol “ruim” no sistema digestório) e em antioxidantes.

É uma especiaria que dispõe de diversos benefícios, agregando muito ao organismo – sendo relacionado até mesmo para prevenir o câncer.

O cominho também é uma grande fonte de ferro, considerado um aliado forte no combate a anemia.

Além disso, tem a capacidade de fortificar o sistema imunológico e de equilibrar os índices de açúcar no sangue.

Bom demais, não?!

Chá de Cominho Emagrece?

Chá de cominho emagrece e reduz colesterol e triglicerídeos

Uma pesquisa foi realizada por estudiosos no Irã a fim de conhecer a relação entre o cominho e os níveis de lipídeos no sangue – assim como os efeitos na composição corporal.

Os estudiosos separaram (aleatoriamente) 88 mulheres bem acima do peso em dois grupos, e passaram a seguir uma dieta pouco calórica somada a indicações nutricionais.

O primeiro grupo se alimentava de iogurte + três gramas de cominho, duas vezes ao dia.

O segundo grupo apenas recebia iogurte natural.

O resultado da pesquisa foi publicado na Revista Terapias Complementares na Prática Clínica (The Journal Complementary Therapies in Clinical Practice), depois de três meses desde o início da dieta.

As mulheres que ingeriram cominho todos os dias perderam, aproximadamente, 50% a mais de peso do que as mulheres que apenas comiam o iogurte sem cominho.

Além disso, o grupo que ingeriu a especiaria também teve um índice de perda de gordura corpórea 14,64% maior em relação ao outro grupo.

O cominho reduziu a circunferência abdominal das mulheres de forma significativa – em comparação as mulheres que apenas ingeriram iogurte.

Segundo os pesquisadores responsáveis, a perda de peso associada ao cominho tem sua origem através do aumento da temperatura corpórea gerada por propriedades presentes na planta, levando a taxa metabólica a se intensificar temporariamente.

Redução das Taxas de Colesterol e Triglicerídeos:

Além de ter contribuído para a perda de peso e redução de gorduras no sangue, o cominho também interferiu nos triglicerídeos das mulheres de cada grupo.

No grupo que ingeriu cominho em sua dieta, os triglicerídeos reduziram em 23 pontos – enquanto que, no outro grupo, apenas 5 pontos.

Os índices de LDL (colesterol “ruim”) também se diferenciaram por 10 pontos a menos, em comparação ao outro grupo.

O cominho possui em sua composição mais de cem substâncias químicas distintas, como ácidos graxos essenciais e óleos voláteis.

Segundo os pesquisadores, há indícios de que os glicosídeos saponínicos presentes no cominho sejam os responsáveis pela redução das taxas do colesterol.

Afinal, os glicosídeos previnem que o colesterol seja absorvido, aumentando sua excreção.

Os fitoesteróis (mencionados no começo desta matéria) presentes no cominho podem modular beneficamente os lipídeos, ao reduzir a absorção do colesterol.

Segundo os pesquisadores, o cominho pode de fato reduzir as taxas de triglicerídeos e colesterol.

O chá de cominho emagrece, entretanto, não espere perder muito peso apenas com o cominho.

É necessário aderir uma dieta equilibrada e exercícios físicos, ainda que apenas uma caminhada de 20 minutos todos os dias – para intensificar os efeitos do cominho.

Quer mais motivos para implementar o cominho na sua dieta?

Não perca mais tempo, aprenda a seguir formas para consumir a especiaria.

Formas para Consumir o Cominho:

Você irá precisar de um pouco menos que uma colher de chá de cominho – equivalente a três gramas diários.

Existem diversas formas para ingerir o cominho, como por exemplo:

Tempero – Utilize o cominho para temperar legumes, guacamoles, hummus, sopas, ou até mesmo para dar um sabor diferente ao arroz;

 Iogurte ou lanches – Faça que nem o realizado na pesquisa e acrescente o cominho no iogurte natural. Ou então, polvilhe-o em cima de nozes ou outros lanchinhos de sua preferência;

Chá – Para preparar o chá, você precisará ferver as sementes de cominhos por 10 minutos em uma xícara de água. Adoce o chá com uma colherzinha de mel. Dica: Consuma quente ou gelado, antes de uma das refeições principais!

LER MATERIA COMPLETA...
jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend