DiversosSaúde

A cor da cera dos ouvidos dizem bastante sobre a sua saúde

Como a maioria dos fluidos corporais, a cera dos ouvido é raramente um assunto de uma conversa.

Porém o fato é que essa substância pegajosa é na verdade muito importante para o nosso corpo e pode nos dizer muito sobre a nossa saúde.

O que varias pessoas não sabem é que a cera do ouvido não é apenas algum tipo de lixo acumulado no teu ouvido.

Na verdade, ela é criada pelo nosso corpo para evitar que bactérias entrem no nosso canal auditivo, logo, essa pasta pegajosa mantém os nossos ouvidos limpos, saudáveis e a funcionar.

Aqui estão alguns exemplos de diferentes cores de cera e o que elas significam para a tua saúde.

A cor da cera dos ouvidos dizem bastante sobre a sua saúde

1. Amarela, molhada e pegajosa

A cor da cera dos ouvidos dizem bastante sobre a sua saúde

Este é o tipo mais comum de cera em adultos. A textura molhada e pegajosa ajuda a evitar que o canal do ouvido fique ressequido.

2. Cinza

Cera cinza pode parecer incomum, mas se vires deste tipo de cera no teu cotonete, não precisas de te preocupar. A cor cinza normalmente é apenas resultado do processo natural de limpeza do ouvido.

3. Amarelo pálido

Essa é a cor mais comum em crianças. As crianças tendem a produzir muito mais cera do que os adultos, mas essa produção diminui gradualmente à medida em que elas crescem.

4. Pegajosa e escura

A cera que é mais escura indica que o corpo está a transpirar mais do que o normal. Quanto mais escura a cera, maior a probabilidade de que esse suor extra vá causar um odor corporal mais forte.

5. Escura e espessa

Ansiedade e stress podem fazer com que nosso corpo produza mais cera. Muito suor também pode causar esse aumento, o que pode entupir o canal auditivo e causar surdez temporária.

6. Seca, branca e escamosa

Esse tipo de cera é perfeitamente normal e saudável. As pessoas que produzem esse tipo de cera mais frequentemente têm menos odor corporal do que as pessoas que produzem cera escura.

7. Preta ou marrom escuro

Cera de tom marrom escuro ou até preta pode parecer bastante assustadora, mas a boa notícia é que não há motivos para te preocupares.

A cor escura pode apenas ser resultado de uma superprodução de cera (como a que acontece quando estamos stressados). Isso também pode significar que a cera apenas está dentro do ouvido há mais tempo.

Quando ela é removida, o contacto com o oxigênio a deixa com uma cor mais escura.

8. Molhada e a escorrer pelo ouvido

É normal a cera escorrer pelo teu ouvido de vez em quando, isso apenas faz parte do processo natural de limpeza.

Mas quando a cera começa a sair em grande quantidade e contém pus ou sangue, isso é um sinal claro de que tens o tímpano perfurado. Neste caso, procura ajuda médica imediatamente.

9. Cera ensanguentada

Às vezes, cera antiga pode trazer consigo um pouco de sangue seco. Se notares isso, procura um médico, isso pode significar que estás com o tímpano perfurado.

LER MATERIA COMPLETA...
jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios