Alguns maus hábitos diários são as principais causas para alterar o equilíbrio da flora vaginal e agravar o mau cheiro na região.
Os médicos ginecologistas são taxativos quando dizem que a região íntima da mulher possui um odor natural, pois é normal essa região liberar secreções que são compostas por células mortas.
Não existem parâmetros para dizer se o cheiro está dentro da normalidade ou não, e esse cheiro muitas vezes pode incomodar.
Em uma entrevista a médica ginecologista Heloisa Brudniewski, afirma que as mulheres não se devem preocupar com o odor da região, que normalmente é suave e muitas vezes quase que não se nota, e pode mudar de acordo com cada fase do ciclo menstrual.
Porém, se o odor estiver mais forte e a causar incômodo, é sinal de anormalidade e então, está na hora de ir até um médico.
Mas afinal. o que pode causar o mau cheiro na região íntima?
A parte externa do sistema reprodutor feminino, a vulva, existem diversas bactérias e fungos que vivem em harmonia.
A flora vaginal, no entanto, pode ser alterada a partir de determinados hábitos, como a alimentação ou ingestão de antibióticos.
As infecções ou inflamações vaginais têm como um dos principais sintomas o corrimento acompanhado, geralmente, de mau cheiro.
1 – Usar roupas muito justas
O uso de roupas muito justas, impedem a respiração da região, facilitando assim a impregnação de bactérias e fungos.
Os médicos recomendam o uso de roupas mais leves e largas, de preferência aquelas feitas em algodão.
2 – Excesso de higiene
Os médicos afirmam que os pelos são protetores naturais da região, portanto não é recomendado removê-los totalmente.
As secreções também são essenciais para a proteção da região, ao lavá-la muito, a tendência é que as bactérias e o fungos que antes viviam em harmonia, se proliferem desregradamente e causem doenças.
3 – Falta de higiene
Passar longos períodos sem higienizar a região é um grande problema, já que o suor e a secreção em excesso podem causar coceira e outras doenças.
4 – Sabonete inadequado para a região
É recomendado usar produtos específicos para região, esses produtos ajudam no equilibro do ph diminuindo as chances de infecção.
Para evitar, opte pelo sabonete neutro, sem cheiro e sem cor.
5 – Ducha vaginal
Um hábito muito comum entre as mulheres, a ducha na região íntima pode ser uma prática muito arriscada, pois dependendo da intensidade, pode causar micro lesões deixando a região vulnerável para a proliferação de bactérias.