Como Construir um Aquecedor a Velas
O Inverno chegou com toda a sua força, fazendo um frio que há muito tempo não se via nada igual. Até o Rio de Janeiro, cidade das praias mais badaladas do país, está enfrentando temperaturas baixas, obrigando a sua população a vestir grossos casacos de lã.
Para combater o frio, ligam-se os aquecedores e a conta da luz chega às alturas.
Por isso, vamos lhe ensinar uma dica estratégica, um aquecedor que usa somente velas, bem fácil de construir.
Esse aquecedor é bastante conhecido na Internet e há muitos relatos que citam a sua eficácia. É só digitar ‘candle heater’ no Google, você irá encontrar muitos vídeos ensinando a fazer.
O princípio básico desse aquecedor é o armazenamento do calor das velas em vasos de barro, que irão lentamente aquecendo o ambiente.
Para além de aquecer o ambiente, essa engenhoca serve para iluminar o ambiente de forma bastante acolhedora.
Uma vela produz cerca de 80 watts – 0,05 % de luz e o resto de calor. Logo, 5 velas devem produzir 400 watts em forma de calor.
Para construir esse aquecedor
– uma moeda grande (substituindo o parafuso).
-
- Coloque as velas lado a lado, bem próximas, em cima do pires;
- Em volta das velas, disponha os três suportes.
- Coloque um vaso pequeno em cima dos suportes de modo a que a abertura fique voltada para baixo (as velas devem ficar bem embaixo do vaso menor);
- Em cima do buraco do vaso pequeno, posicione a moeda;
- Em volta do vaso pequeno, coloque o vaso maior de maneira que ele se apoie nos suportes, cuidando para que fique um espaço entre um vaso e outro.
Segunda maneira
O que diferencia essa técnica da primeira é que os vasos ficam presos um ao outro com um parafuso.
O princípio desses dois aquecedores é que se crie uma corrente de ar quente, transbordando do vaso menor, e do ar ambiente, que fica aquecido quando passa pelos vasos. A moeda quente é que vai produzir o calor no primeiro exemplo.
No segundo exemplo, é o parafuso aquecido que será a fonte do calor, criando um fluxo de ar por entre os vasos. A moeda, muito quente, deve proporcionar um excedente de calor ao sistema. O ar quente produzido será liberado através do furo do vaso maior.
Veja mais um tutorial no vídeo abaixo