Remédios CaseirosSaúde

Alimentos que funcionam como Laxante Natural

O laxante ajuda amolecer fezes e melhorar os movimentos intestinais. O laxante é recomendado para o tratamento e prevenção da constipação, um problema digestivo muito comum.

A constipação faz com que as pessoas façam menos de três evacuações por semana e as fezes são duras e difíceis de passar.

Os alimentos podem ajudar como um laxante natural, pois contém uma boa quantidade de fibras e água. Além de utilizar os alimentos que funcionam como laxante natural, devemos beber muita água durante todo o dia.

Na verdade, é importante beber água suficiente quando ingerir alimentos ricos em fibras, como a linhaça.

Caso contrário, aumentando a ingestão de fibras, especialmente, quando você ainda não está acostumado, pode causar desconforto gastrointestinal.

Alimentos que Funcionam como Laxante Natural

Portanto, os alimentos podem ser usados como laxante natural e ajudar o seu intestino funcionar de maneira correta. Aqui, temos sugestões dos melhores alimentos que funcionam como laxante natural. É só conferir!

Linhaça: A linhaça é um bom laxante natural. Além disso, a semente de linhaça é rica em ácidos gordos ômega 3 e fibras que promovem um sistema digestivo saudável.

Também ajuda manter lisa a passagem do alimento através do intestino.

Misture 2 colheres de sopa de linhaça moída em um copo de água e, em seguida beber. Você também pode adicionar no seu cereal matinal ou iogurte natural.

Beber a linhaça duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de dormir.

Ameixa: A ingestão regular de ameixas garante evacuações espontâneas e melhora a consistência das fezes.

As ameixas são ricas em fibras insolúveis que ajudam manter a regularidade intestinal. Você pode comer as ameixas ou fazer suco para o tratamento de prisão de ventre.

Coma 6 ameixas secas por dia. Outra opção é beber 1 xícara de suco de ameixa em jejum e outra antes de dormir.

Aloe Vera: O gel de aloe vera tem poderosas propriedades laxantes. Na verdade, o látex seco do revestimento interno da folha da aloe vera é um dos principais ingredientes de laxantes orais. Esta propriedade laxante auxilia a digestão e melhora os movimentos intestinais.

Além disso, o gel de aloé vera contém mais de 75 nutrientes, incluindo minerais, vitaminas, aminoácidos, fitonutrientes, enzimas e, é claro, água que ajudam a tratar a constipação.

Adicione 2 colheres de sopa de gel de aloe vera para um copo de água ou suco de frutas e bata no liquidificador. Beber em jejum, todas as manhãs.

Óleo de rícino: O óleo de rícino, feito a partir da mamona, é um conhecido laxante natural. Lubrifica o intestino sem absorver a umidade das paredes intestinais.

Isto ajuda na eliminação das fezes previne a constipação. No entanto, o óleo de rícino deve ser utilizado com moderação, pois o seu uso em excesso pode danificar o intestino, músculos, nervos e tecidos.

Misture 1 colher de chá de óleo de mamona em um copo de suco de laranja. Para crianças use ½ colher de chá. Beber em jejum.

Mulheres grávida ou se estiver amamentando e menstruadas não devem usar o óleo de rícino.

Além disso, não tomar o óleo de rícino sem falar com o seu médico, caso esteja tomando alguma medicação, pois pode interferir na ação de alguns medicamentos.

Mamão papaya: O mamão tem grandes propriedades laxantes. Contém uma enzima chamada papaína que ajuda a digerir proteínas no intestino grosso.

Comer mamão papaia depois das refeições é benéfico, pois, rico em proteínas, ajuda na digestão. Além disso, tem um teor elevado de água e fibras insolúveis e, é rico em nutrientes, como as vitaminas A, C e E.

Coma ½ mamão por dia, de preferência, pela manhã.

Figos: Os Figos são outro alimento que tem um efeito de laxante natural. Tantos frescos ou secos, tem propriedades laxantes que ajudam tratar a constipação e manter os movimentos intestinais regulares. Além disso, eles são ricos em fibras, o que promove a digestão.

Coma de 2 a 3 figos frescos com a sua pele. A pele contém a maioria das fibras e, também o cálcio. Se comer figos secos, deixe mergulhados na água por alguns minutos antes de comê-los.

Maçã: Tanto a fruta como o suco agem como laxante natural. A maçã é rica em fibras que ajuda amolecer fezes. Também contém pectina, que estimula os movimentos intestinais e adiciona massa nas fezes.

Pera: A pera é uma grande fonte natural de sorbitol, um laxante natural bem conhecido que trabalha extraindo a água para o cólon. A pera é fonte de fibras que seu corpo precisa para regular os movimentos do intestino.

Coma de 1 a 2 peras diariamente. Sempre comer as frutas com a pele para obter todo o benefício. Você pode até mesmo beber um copo de suco de pera, feito em casa.

Quiabo: A textura viscosa do quiabo contém uma propriedade laxante extraordinária que garante movimentos regulares e suaves do intestino.

Lubrifica e acalma o trato intestinal para facilitar a eliminação indolor de resíduos. É também uma fonte de fibra dietética, que beneficia sua saúde digestiva.

Para tratar a constipação, comer 1 a 2 xícaras de quiabo todos os dias. Ferver o quiabo no vapor, para preservar os seus nutrientes.

Portanto, além dos alimentos que funcionam com laxante natural, você deve aumentar ingestão de líquidos e fibras para prevenir e tratar a constipação. E, também, seguir estas dicas:

  • A atividade física regular também pode ajudar a manter os movimentos intestinais regulares.
  • Não segure evacuações por muito tempo, pois pode levar à constipação. Na verdade, é melhor manter um hábito para as suas refeições em horários fixos e, assim, também responder ao chamado da natureza em um horário fixo a cada dia.
  • Certos medicamentos e condições médicas, como a diabetes, hipotiroidismo e doença inflamatória do intestino pode também contribuir para a constipação. Verifique com seu médico se alguma destas situações estão causando problemas para você.
LER MATERIA COMPLETA...
jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend