Comportamento

Ter barba deixa os homens mais atraentes?

Faça amor, não faça a barba. O homem barbudo ao estilo lenhador está na moda. Mas será que esse “acessório” realmente deixa os homens mais atraentes ou o encanto acaba na próxima estação?

Pesquisadores ingleses levaram o assunto a sério.

Eles filmaram 6 homens entre 19 e 21 anos em 4 situações diferentes: no dia em que se barbearam, 5 dias depois, 10 dias depois e mais de um mês depois – a essa altura, eles já estavam com bastante pelo na cara.

Barba_mais_atraente_0

Depois, o óbvio seria pedir que várias mulheres apontassem quem ficava mais bonito, certo? Não foi simples assim.

Os cientistas consideraram que a seleção sexual (a forma como, por toda a evolução, as fêmeas escolhem os machos e vice-versa) – depende de duas coisas: atrair o parceiro e competir com a concorrência.

Daí, apresentaram as filmagens aleatoriamente a um grupo de 20 mulheres e 20 homens. Eles tinham que dar nota de 1 (nada atraente) a 7 (extremamente atraente) para cada um.

Além disso, os participantes avaliaram, também de 1 a 7, se os ?modelos? pareciam mais dominantes ou submissos.

Os termos podem parecer estranhos, mas é assim que funciona a competição entre machos no reino animal – os mais dominantes têm mais acesso a comida e um status social mais alto.

Os cientistas acham que mais ou menos a mesma coisa acontece entre os humanos.

Quando os pesquisadores olharam os resultados, descobriram que se você está cultivando a barba para atrair mulheres, está perdendo tempo.

Elas não tiveram nenhum preferência clara por muita ou pouca barba: um grande tanto faz.

Já no quesito competição masculina, pode apostar na barba comprida. Na avaliação dos homens, os barbudos dispararam como mais dominantes, fortes e agressivos – ao estilo macho-alfa.

As conclusões da pesquisa mostram que, ao contrário do que dizem, não são só as mulheres que se arrumam para outras mulheres – os homens parecem estar, pelo menos por instinto, tentando impressionar os pares.

Então, o veredicto: ter barba deixa os homens mais atraentes? Não. Mas aumenta sua moral com os coleguinhas.

LER MATERIA COMPLETA...
jÁ participa do nossogrupo no facebook
Botão Voltar ao topo
Share via

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend