ComportamentoRelacionamento

16 sinais de que seu parceiro é emocionalmente abusivo

Antes de entrarmos nos sinais reveladores para saber seu parceiro é uma pessoa emocionalmente abusiva ou não, vamos esclarecer o básico primeiro.

Então, o que é abuso emocional?

É definido como “qualquer comportamento não-físico usado para subjugar, controlar, isolar ou punir outro ser através do uso de medo ou humilhação”, de acordo com Beverly Engel, autor de The Emotionally Abusive Relationship. Essa também é provavelmente a forma mais difícil de identificar abusos.

Quando investimos emocionalmente em uma pessoa, tendemos a ignorar esse tipo de comportamento e comprometer nossa felicidade em nome do amor.

Mas o que esquecemos é que há uma linha muito fina entre ciúme e possessividade tóxica, que quando cruzada passa despercebida.

Você não sabe o que isso está fazendo com sua paz mental até que seja completamente prejudicada.

As cicatrizes de um relacionamento emocionalmente abusivo podem não ser visíveis aos olhos, mas são muito traumáticas.

Para facilitar a identificação dos sinais de um, compilamos todos os pontos sugeridos pelos especialistas em relacionamento. Esperamos que ajude.

16 sinais de que seu parceiro é emocionalmente abusivo

“VOCÊ É LOUCA”

Eles podem lhe dizer que seu julgamento, opinião e visão estão com defeito. A realidade que você percebe está errada.

E então eles apresentam a você uma realidade distorcida e desorientada, de acordo com a conveniência deles, que, com o tempo, fará com que você duvide de sua capacidade de julgar, perceber e até sua visão e outros órgãos sensoriais. Isso o tornará cada vez mais vulnerável e fácil de controlar.

Se eles usarem frases como “Eu nunca disse isso”, “Você não se lembra direito”, “Você deve ter ouvido tudo errado” ou “Eu nunca fiz isso”, então você sabe que elas estão iluminadas.

O CIÚME CONSTANTE É UM SINAL

É muito bom que os parceiros tenham ciúmes de tempos em tempos. Mas isso não deve mudar a forma como você realmente é como indivíduos.

Sua individualidade e personalidade não devem ser perdidas para ninguém, especialmente em um relacionamento.

A exibição constante de ciúmes e comportamentos inseguros é um problema do seu parceiro e isso não deve mudar a maneira como você socializa, com quem conversa, com quem cuida etc.

Como se você concordasse em mudar pelo bem do seu relacionamento, isso mudará você. maneiras que você nem vai se reconhecer.

E se essa pessoa vale essa mudança – é o que você deve pensar primeiro.

Diminuem sua confiança em si mesmo

Sua confiança pode ser prejudicada facilmente pela pessoa que você considera mais importante.

Se eles não reconhecem suas realizações ou, às vezes, recebem crédito pelo seu sucesso, em vez de aumentar sua confiança, você se sente deprimido.

Eles podem dizer que seus interesses e hobbies são infantis e não valem a pena investir seu tempo. Isso tudo leva a uma baixa autoestima.

Você para de se olhar como a pessoa que era e agora sofre de baixa estima e falta de confiança.

REGRAS PARA SUA VIDA SOCIAL

O ciúme também desempenha um papel importante aqui. Os parceiros emocionalmente abusivos sentem uma necessidade constante de controlar o que você publica nas mídias sociais, pois sua aparência pública os incomoda muito.

Isso pode não parecer um ato de abuso emocional, mas o que quer que faça você mudar quem e como você é conta como um. Você quer essa mudança? Você deveria perguntar isso sozinho.

SEU PARCEIRO NÃO É MAIS O MESMO

Você sempre deseja que as coisas sejam as mesmas em um relacionamento como eram inicialmente. Mas isso acontece?

Com o passar do tempo, crescemos como indivíduos e os laços mudam.

Mas se o seu parceiro não é mais um pouco da pessoa que você amava, é hora de você perceber que ele precisa terminar.

Inicialmente, as pessoas dão o melhor de si para impressioná-lo, mas é apenas com o tempo que seu lado verdadeiro se desdobra.

E se o lado verdadeiro é abusivo e o incomoda emocionalmente, pelo qual você precisa pensar sobre suas ações todos os dias, pedir desculpas a eles, perder sua autoestima, então você deve saber que não é para isso que você se inscreveu.

“VOCÊ É MUITO SENSÍVEL”

A melhor maneira de fugir depois de dizer coisas que desmoralizam você é dizendo que você não as considera piadas e é sensível demais.

Humilhar alguém em público, seja de qualquer forma, sarcasmo, piada etc. não é aceitável.

Dói mais quando fora de todo mundo, é o seu parceiro tirando sarro de você e, em vez de pedir desculpas ou dar uma explicação, eles apenas dão tudo de si.

Você não é excessivamente sensível ou tem um humor ruim. São eles que precisam mudar a maneira como falam e se comportam.

É SEMPRE VOCÊ QUEM ESTÁ ERRADO

Você se desculpa sempre com eles? Mesmo quando você sabe que não é seu erro? Então, você definitivamente precisa sair e pedir ajuda.

Os relacionamentos são baseados em dar e receber e não permanecem os mesmos quando o equilíbrio é perturbado.

Digamos que você esteja zangado com eles por não comparecerem a uma data pré-decidida e que eles
estejam passando um tempo com colegas e amigos.

E você traz isso à tona em uma conversa e tenta contar a eles como você foi ferido; eles começarão a dizer que você não lhes dá espaço pessoal, tempo e é inseguro por terem muitos amigos.

Uma viagem inteira de culpa é o que você ganha por compartilhar seus sentimentos e tudo parece ser sua culpa.

O tópico da conversa é desviado e você começa a sentir pena de suas próprias ações, conforme convencido pelo seu parceiro.

VOCÊ É SOLICITADO A CORRESPONDER A PADRÕES IMPOSSÍVEIS

Sem dúvida, em um relacionamento, as pessoas estão em diferentes níveis padrão, porque cada um de nós é diferente. É totalmente normal e aceitável acompanhar os padrões das pessoas.

Mas é esperado que eles correspondam a um padrão alto demais e impossível quando eles próprios não conseguem alcançá-lo, o que esculpe sua mente de uma maneira que você sentirá pena por não poder fazer o que eles pedem.

Você tende a pensar mal de si mesmo e isso, por sua vez, facilita que eles tomem controle de você e subjuguem seu comportamento e sentimentos.

ABUSO DE SUA APARÊNCIA FÍSICA

Em um relacionamento, vocês se amam pela maneira como são emocional, física e mentalmente.

Se eles lhe disserem que você não parece mais a mesma coisa, ou que você ficou gordo ou feio ou que eles abusam da sua aparência física de alguma forma, então é a hora de sair desse relacionamento inútil onde você não consegue respeito.

Com o tempo, o comportamento deles fará com que você se sinta inseguro e confiará neles apenas para aumentar a confiança, dando a eles mais e mais poder e controle sobre você. Pedimos que você procure ajuda.

ELES ACABAM SENDO MAIS IMPORTANTES QUE VOCÊ

Mesmo quando você está em um relacionamento, é você quem deve ser mais importante para si mesmo.

Apesar disso, é necessário estar se ajustando, cooperando e compreendendo a outra pessoa.

Às vezes, você também precisa se comprometer para executar essa relação sem problemas.

Mas o que deve ser pensado aqui é que vocês dois devem se comprometer de tempos em tempos, e não apenas vocês o tempo todo.

Um potencial parceiro emocionalmente abusivo aproveitará todas as oportunidades para fazer você se comprometer com a sua felicidade e dar prioridade às necessidades deles.

PASSAR TEMPO COM OUTRAS PESSOAS É O MOTIVO PELO QUAL VOCÊ É PUNIDO

Punição é uma forma de assumir o controle de você. Digamos que se você saiu com seus amigos e familiares para passar algum tempo de qualidade, receberá um tratamento diferente do habitual, como se tivesse cometido algum erro.

Você se sentirá culpado por ter saído e não passou tempo com eles.

A punição pode ser de várias formas, como tratamento do silêncio, comentários e provocações, etc.

Em pouco tempo, você para de fazer o que costumava fazer, para de sair e passar um tempo com as pessoas, a fim de não receber o convite. punição. Isso pode colocar algum tipo de medo em sua mente.

ELES AMEAÇAM VOCÊ DE VÁRIAS MANEIRAS

Ameaçar nem sempre é no sentido físico. Eles podem usar essa tática para obter o que querem de você. Pode ser que eles desejem passar mais tempo com você ou não sair com seus amigos.

Eles podem reter finanças ou algumas informações que você lhes disse, confiando nelas.

Eles podem ameaçar você, revelando suas informações ou segredos para sua família e amigos. E você vai acabar sendo pego na armadilha.

CONTROLE SOBRE SEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS

Agora está claro que o motivo dos parceiros emocionalmente abusivos é controlá-lo e administrá-lo de acordo com eles, como se você fosse uma máquina.

E controlar seus pensamentos e sentimentos será melhor para eles nesse cenário. Você nem sabe quando está sendo controlado ou abusado.

Diga que, antes de fazer qualquer coisa, você pensa na reação deles e tem medo de ficar desapontado ou gritar, tudo isso aponta para você ser controlado por eles.

É por isso que os sinais de abuso emocional são muito difíceis de identificar e classificar.

HUMILHAÇÃO EM PÚBLICO

Como mencionamos anteriormente, humilhar qualquer pessoa entre as pessoas não é certo, pois diminui muito sua confiança.

Isso é feito apenas por um parceiro emocionalmente abusivo, a fim de fazer com que você sinta que não merece o respeito que recebe e não corresponde aos padrões deles.

De maneira indireta, isso lhes dará poder e controle sobre você e você será subjugado. É essa a estratégia e os motivos deles, de acordo com especialistas.

SEU PARCEIRO É QUENTE E FRIO

Seu parceiro se torna muito imprevisível. Você nunca sabe o que pode instigá-los ou fazê-los felizes.

Um momento eles te amam e outro se distanciam de você. Por fim, você tenta o que irá ajudá-lo a recuperá-los como eles mesmos.

Você começa a fazer o que eles pedem, a fim de evitar discussões e brigas. No final do dia, a paz é tudo que você
deseja.

Você não vê, mas, de certa forma, eles estão fazendo você fazer o que eles desejam sem que você saiba.

DISTÂNCIA DA SUA FAMÍLIA E AMIGOS

Se sua reunião com seus amigos, familiares e outras pessoas que você ama perturba seu parceiro e os torna agressivos, então definitivamente não é um bom sinal.

Nessas situações, eles podem querer todos vocês apenas para si. Para algumas pessoas, pode parecer realmente doce e agradável quando na verdade não é.

Você pode ser informado de que eles não podem sentir seu amor quando ele está se dividindo para tantas pessoas e que você passa a maior parte do tempo com elas.

Com o tempo, sem você saber, você se sentirá distanciado do seu povo e isso também os impedirá de lhe dizer se eles sentem algo errado sobre seu parceiro e o relacionamento.

VOCÊ JÁ FOI AVISADO POR SEUS ENTES QUERIDOS

Às vezes, quando você está investindo emocionalmente demais em um relacionamento, é muito difícil ver que mal está causando a você e sua personalidade em geral.

Mas talvez seus amigos e familiares possam ajudar. Eles sabem o que é bom para você antes mesmo que você perceba ou não o veja.

Quando mais de um amigo está expressando sua preocupação com o seu relacionamento, é hora de ouvir. Deve ser difícil para você se destacar, mas seus entes queridos facilitarão um pouco.

Agora que você sabe como é um relacionamento emocionalmente abusivo, lembre-se do quão difícil é para você sair dele, você deve deixar essa pessoa para seu próprio bem.

A melhor ajuda que você pode obter é obviamente dos seus entes queridos. Se você não puder entrar em contato com eles, procure alguns consultores de relacionamento e obtenha uma terceira opinião, que não é tendenciosa.

Botão Voltar ao topo
Share via

Você não pode copiar conteúdo desta página

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Send this to a friend